Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/5/2010 19:39
Rodolfo Torres
Diante da indefinição sobre o fim do fator previdenciário, as vigílias pelos aposentados poderão ser retomadas no plenário do Senado. Quem garante é o senador Paulo Paim (PT-RS), destacando que essa é uma forma de pressionar a Casa para votar a Medida Provisória 475/09 (que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo). "As vigílias podem voltar", resumiu.
"Vamos tentar votar na próxima semana", adianta Paim, que teve uma reunião nesta quarta-feira com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo Paim, Sarney se mostrou "totalmente favorável" à proposta e a colocará em votação assim que ela chegar à Casa. Para tanto, o plenário poderia inverter a pauta e encaixar a MP na ordem do dia.
Favorável ao texto aprovado na Câmara (reajuste de 7,72% e fim do fator previdenciário), Paulo Paim aproveita para rebater o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que questionou a constitucionalidade de uma medida provisória acabar com o fator previdenciário
"Não é possível regular emenda constitucional por medida provisória", afirmou Jucá, ressaltando que a matéria ainda será analisada no governo . Paim rebateu: "O fator previdenciário foi instituído por projeto de lei. Não há nada que impeça que uma medida provisória o altere".
Temas
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
AGENDA DA CÂMARA
Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30