Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Fim do fator previdenciário está indefinido no Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Fim do fator previdenciário está indefinido no Senado

Congresso em Foco

5/5/2010 17:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodolfo Torres

Ainda não há uma sinalização clara de como o Senado vai agir com relação ao fim do fator previdenciário (índice que reduz as aposentadorias). Como o fator previdenciário foi criação do governo Fernando Henrique Cardoso, a oposição ainda bate cabeça e não tem posição fechada sobre como se posicionará. Enquanto isso, o governo foge do mérito jogando a questão para o Judiciário, questionando a constitucionalidade da medida.

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), está seguro que o Senado seguirá a posição da Câmara e extinguirá o redutor das aposentadorias. "Passa, com certeza", confia ele. Agripino ressalta que vai esperar do governo uma proposta em relação a eventuais mudanças na idade mínima para aposentadoria. Já o líder do PSDB no Senado, mais identificado com o governo Fernando Henrique, Arthur Virgílio (AM) é mais prudente. Na Câmara, o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que foi líder no governo Fernando Henrique votou contra a emenda. "Prefiro reunir a bancada na terça e discutir com cuidado", disse Virgílio.

Inconstitucional 

Por sua vez, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) avalia que a derrubada do fator previdenciário por  meio de uma medida provisória é inconstitucional. "Não é possível regular emenda constitucional por medida provisória", explica o peemedebista, complementando que a matéria ainda será analisada no governo.

O fim do fator foi a voto graças a uma emenda, apresentada pelo deputado Fernando Coruja (PPS-SC), à Medida Provisória 475/09 (que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo).

Veja como os deputados votaram nessa emenda

Em relação ao mérito do fim do fator, Jucá destaca que será necessária uma revisão no limite mínimo de idade para se aposentar. "Vamos esperar a MP chegar para discutir."

Criado em 1999 para conter os gastos da Previdência no governo Fernando Henrique Cardoso, o fator previdenciário é um redutor, inversamente proporcional à idade de aposentadoria do segurado.

Ou seja, quanto menor a idade no momento da aposentadoria, maior é o redutor e, consequentemente, menor o valor do benefício recebido. Dessa forma, quem se aposenta sob a influência do fator não recebe o mesmo valor com que contribuiu para a seguridade social.

Consenso

Se há dúvidas quanto ao fator previdenciário, tudo indica que os aposentados obterão do Congresso o reajuste de 7,72% nas suas aposentadorias. O único risco passará a ser, então, um eventual veto do presidente da República. "Politicamente, não há condições de baixar. Menos do que isso não dá para votar", reconhece Romero Jucá.

O índice contraria o governo, que inicialmente concedeu 6,14%, e depois admitia no máximo um aumento de 7%. Diante da pressão para votar o aumento, PMDB e PT, os dois maiores partidos da base do governo, liberaram a bancada na Câmara.

O aumento no percentual, de 6,14% para 7,72%. provocará um impacto de cerca de R$1,7 bilhão nos cofres públicos.  

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manobra regimental pode desfigurar ficha limpa

Deputados explicam fuga na votação do ficha limpa

Deputados querem endurecer o ficha limpa

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PL 4.606/2019

Comissão do Senado debate projeto que proíbe alterar textos da Bíblia

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

AGENDA DA CÂMARA

Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30

4

Transferência

COP 30: Veja quando a capital do país foi transferida simbolicamente

5

Povos tradicionais

Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES