Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manifestantes lavam rampa do Congresso pelo "Ficha limpa"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manifestantes lavam rampa do Congresso pelo "Ficha limpa"

Congresso em Foco

4/5/2010 17:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37509" align="alignleft" width="300" caption="Manifestantes lavam a rampa do Congresso em favor do projeto Ficha Limpa, que pode ser votado ainda hoje (4) na Câmara"]Manifestantes lavam a rampa do Congresso em favor do projeto Ficha Limpa, que pode ser votado ainda hoje (4) na Câmara[/caption]

Renata Camargo

Munidos de baldes, água e vassouras, manifestantes em defesa do projeto ficha limpa lavaram nesta terça-feira (4) a rampa do Congresso para exigir a votação e aprovação urgente da proposta. Organizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em parceria com a ONG Avaaz, o ato simbólico reuniu mais de 50 pessoas que esfregaram o chão branco da rampa de acesso à Câmara e ao Senado.

A expectativa é votar ainda hoje no plenário da Câmara o pedido de urgência para o projeto ficha limpa. Após a votação da urgência, os deputados precisam examinar o relatório do deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP). Essa apreciação, no entanto, pode ficar para amanhã (5), de acordo com o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP). Mas parlamentares e manifestantes prometem pressionar para votar o projeto ainda hoje.

"A vontade política de votar não depende exclusivamente do presidente. Havendo vontade da maioria dos líderes partidários, nós podemos votar a urgência e o projeto ainda hoje. Nós sabemos que isso é difícil, porque a maioria dos deputados ainda estão muito reticentes", considerou a deputado Luciana Genro (Psol-RS), que participou da manifestação.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), não votar a proposta nesta semana é um desmoralização do próprio Congresso. "Essa iniciativa popular de lei já está aqui há sete meses. Nesse caso, ela já está pós-madura. O povo já está fazendo a sua parte, e, independentemente da lei, já vai olhar a vida pregressa do candidato. O Congresso tem a obrigação de votar essa proposta hoje. Já passou da hora", disse o parlamentar.

A coordenadora de campanhas da Avaaz, Graziela Tanaka, uma das responsáveis pela mobilização, acredita que o ato servirá para pressionar os deputados a votarem também o mérito da proposta nesta terça-feira. A ativista avalia que os deputados "não vão poder ignorar" os apelos populares nem "deixar para depois" a votação.
 
"Eles não vão poder ignorar ou deixar para depois. Centenas de milhares de pessoas estão ligando e mandando e-mails para os deputados para colocar o projeto em votação sem atrasos. Eles estão começando a perceber que tem um risco político não votar o ficha limpa. E usar a estratégia de esvaziar o plenário, também é ser contra o ficha limpa. Isso tem um custo político", disse Graziela.

Ficha Limpa: veja a íntegra do projeto que será votado

Ficha Limpa: mais de 2 milhões de assinaturas na internet

Quer limpar o Congresso? O dia é hoje

Ativistas pró-ficha limpa temem esvaziamento da Câmara

Balde, água e sabão para limpar o Congresso

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Temer só garante votação da urgência do ficha limpa para hoje

Alessandra faz alguns esclarecimentos

Senado aprova isenção de IPI para surdos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES