Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Greve na terra de Avatar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Greve na terra de Avatar

Congresso em Foco

19/4/2010 6:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Heitor Diniz*

Há muito que o meio ambiente está na pauta do dia de todo país que tenha um mínimo de visão de futuro, mais especificamente sobre o futuro que quer deixar para as gerações seguintes.
 
No Brasil, de inestimáveis recursos naturais, o tema é recorrente no noticiário nacional, sem que isso signifique necessariamente que tenhamos atingido a maturidade sobre a agenda do dia das questões ambientais, das maiores às menores.
 
Ao contrário, nosso espírito de vira-latas (como bem observava o gênio Nelson Rodrigues), aliado à nossa mentalidade ainda provinciana de bajulação às grandes potências, produzem, por exemplo, aberrações como a visita do diretor de cinema James Cameron, para meter a colher na questão da Usina de Belo Monte, como observa o articulista João Bosco Leal, em seu blog.
 
Fazendo uso de sua fama avatariana e titânica, Cameron atraiu microfones e holofotes (principalmente os nossos), alertando que conversará com congressistas americanos sobre as consequências para o meio ambiente da construção da usina, num típico "vou contar tudo para a minha mãe", entende?
 
Soberanias e palpitarias internacionais e cinematográficas à parte, eu comentava ainda há pouco sobre a nossa falta da maturidade no trato com a questão ambiental. E, como quase tudo no Brasil, o buraco no meio ambiente também é mais embaixo. Muito mais embaixo. Diria que é estrutural. E, para piorar, o foco no meio ambiente por aqui ainda é atrapalhado por questões, digamos, prosaicas e elementares. Duvida?
 
Ora, não é por acaso que, bem durante a visita de Cameron, o grosso do funcionalismo público federal ligado ao tema esteja na efervescência de seus movimentos... paredistas.
 
Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Chico Mendes... Eis alguns dos órgãos que amargam a dureza de uma batalha que não é bem a verde. Brigam mesmo - e com razão - é por melhores condições de renda e trabalho. São acompanhados por servidores de outras carreiras federais, como o Ministério do Trabalho, Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Patrimônio da União, Polícia Federal...
 
E o que será que diz o Lula, aos 40 do segundo tempo de seu mandato e do alto dos seus 80% (um "campeão de audiência" de fazer inveja até... a James Cameron)?
 
Achei aqui uma fala de Lula sobre o tema. Em discurso, ele alertava "a todos os governos estaduais, especialmente ao governo federal e ao governo do Distrito Federal, que tentem negociar os acordos coletivos com as categorias profissionais ligadas ao governo, antes que aconteça a greve. E para negociar não é difícil: é preciso que o governo tenha competência, tenha um orçamento transparente, que chame a associação dos funcionários que estão reivindicando e mostre a essas pessoas a verdade do orçamento e por que o governo está negando, coisa que nunca é feita em nenhum estado, em nenhum município neste país".
 
Você deve estar se perguntando: ué, o que será que deu no Lula? Parece até outra pessoa!
 
Ah, sim. Essa inesperada lucidez crítica tem a sua razão de ser, e não é o fato de Lula já estar de saída e preparando suas eventuais críticas ao novo governo, caso não consiga eleger seu poste dilmocrático. Essa fala do Lula (e veja você que não é mentira minha) foi publicada em 1º de abril... de 1987, mais precisamente no Diário da Assembleia Nacional Constituinte.
 
Mas isso eram outros tempos. Quando o Lula era, de fato, outra pessoa.

*Heitor Diniz é jornalista de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Acompanhe-o em www.uai.com.br/cronicapolitica

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fórum

LEIA MAIS

Para onde foram os negros?

Consumo consciente, uma prática da cidadania

Internet banda larga ou gambiarra de elevado custo?

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES