Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/4/2010 12:51
Mário Coelho
O PV foi o primeiro partido a apresentar uma chapa oficial para disputar o governo do Distrito Federal na eleição indireta de 17 de abril. O administrador de empresas Nilton Reis e a funcionária da Câmara dos Deputados Deborah Achcar são os candidatos do partido para substituir o ex-governador José Roberto Arruda, preso desde 11 de fevereiro, e o ex-vice Paulo Octávio, que renunciou em 24 de fevereiro. O prazo para inscrições termina hoje às 18h.
Ao apresentar uma chapa pura, o partido tem a intenção de se afastar do governo Arruda. O PV comandou por quase um ano a pasta do Meio Ambiente no GDF. Nilton Reis inclusive comandou a subsecretaria de Sensibilização Sócio Ambiental e Gestão de Áreas Verdes. "Nós achamos na época que podíamos contribuir com o governo. Mas saímos logo depois do escândalo", afirmou Reis. Na tentativa de mostrar que não pode ser associado ao mensalão do Arruda, ele lembrou que em 2006 o partido formou chapa com o PT.
De acordo com Reis, outra intenção é mostrar que a candidatura é do partido, e não está baseada em nomes. Mas sim em um plano de governo. O candidato do PV afirmou que o projeto está calcado em três pontos. O primeiro é garantir a governabilidade nos próximos meses. "Precisamos ter diálogo com a sociedade permanente", disse. Os outros pontos são o bem-estar para a população - como melhorar o atendimento nos hospitais usando recursos disponíveis - e deixar uma base sustentável para o próximo governo.
A intenção dos candidatos é começar hoje a pedir votos para os deputados distritais, que formarão o colegiado que vai eleger o novo governador do DF. Apesar de ser a primeira chapa a ser inscrita, o PV deve enfrentar o governador interino Wilson Lima (PR) e mais um candidato do PT. O mais próvavel é que o dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) Cícero Rola seja o indicado. "Quem sabe essas candidaturas não se juntem à nossa", disse Reis, ao ser questionado se o PV desistiria de concorrer por falta de viabilidade eleitoral.
Leia também:
Fora Arruda lança Tony Panetone para governador do DF
Temas
LEIA MAIS
DESVIO BILIONÁRIO
Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski
OPERAÇÃO SEM DESCONTO
Segurança Pública
Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública
PROFISSIONAIS DA SAÚDE
SEGURANÇA PÚBLICA
PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo
TENTATIVA DE GOLPE
Quem é a ex-primeira-dama que pode ser condenada pelo 8 de janeiro