Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/3/2010 20:06
Rodolfo Torres
A Câmara aprovou nesta noite o texto-base do Projeto de Lei 5941/09, que trata da capitalização da Petrobras para a exploração do petróleo e gás da camada pré-sal. Destaques e emendas apresentados à matérias serão analisados amanhã (3).
De acordo com o texto, a União poderá vender à Petrobras, sem licitação, até 5 bilhões de barris de petróleo e gás natural em áreas ainda não concedidas n a camada do pré-sal. A proposta também autoriza o governo a participar do aumento de capital da Petrobras com títulos da dívida pública.
Dentre os destaques que serão analisados, está o que permite aos atuais acionistas da Petrobras comprarem novas ações da empresa com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), não descartou essa possibilidade, mas ressaltou que o percentual terá de ser negociado.
Lei Pelé
A Câmara rejeitou dois destaques e conclui a votação do PL 5186/05, que altera a chamada Lei Pelé (9.615/98). A matéria estabelece novas normas de relacionamento profissional entre atletas e entidades desportivas, além de aumentar a quantia destinada aos clubes formadores, inclusive de desportistas olímpicos.
De acordo com o PL 5186, os clubes formadores de atletas terão direito a 30% da arrecadação das loterias federais. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ficaria com 55%, enquanto o Comitê Paraolímpico Brasileiro teria 15%.
Ainda de acordo com o projeto, o clube formador do atleta terá direito a até 5% do valor de sua transferência. O percentual dependerá da quantidade de anos em que o atleta permaneceu no clube. Caso seja mais de um, eles terão direito a receber sua parte proporcionalmente à formação do desportista.
Em outro ponto, a proposta acaba com o empresário na assinatura dos contratos de atletas cuja idade está entre 14 (idade mínima para sua formação) a 20 anos de idade. Nos casos dos atletas profissionais, o empresário poderá atuar se estiver registrado na entidade nacional de administração do desporto.
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas