Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
terça-feira, 8 de julho de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ex-secretário do DF desiste de habeas corpus no STF
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 72236, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":72236}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ex-secretário do DF desiste de habeas corpus no STF

Congresso em Foco

26/2/2010 15:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ex-secretário de Comunicação do Distrito Federal Welligton Moraes desistiu do pedido de habeas corpus para responder em liberdade à acusação de tentativa de suborno e falsidade ideológica. No pedido, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes afirmou que revogou a procuração do advogado que assinava a ação. Por isso, "é desautorizada a impetração e requerido o arquivamento do processo, sem julgamento de mérito". A desistência foi homologada pelo ministro Marco Aurélio Mello na quarta-feira (24) e divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Supremo.

No pedido original de habeas corpus, a defesa do ex-secretário de Comunicação afirmava que a situação dele seria diferente da que enfrenta o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido), uma vez que a participação do ex-secretário na suposta tentativa de suborno "teria sido pontual e limitada, em suposta obediência ao governador, que inclusive teria ordenado sua retirada da suposta negociação". Sustentava também a ilegalidade da sua prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, uma vez que ele não é citado no inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga supostos desvios e apropriação de dinheiro público.

Welligton Moraes teve a prisão decretada junto com o governador e outras quatro pessoas por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por conta da tentativa de suborno de uma testemunha do mensalão do Arruda. No habeas corpus, a defesa sustentava também a ilegalidade da sua prisão numa ala da Polícia Federal no Complexo Penitenciário da Papuda. Além disso, argumentava que a participação dele no caso "teria sido pontual e limitada, em suposta obediência ao governador, que inclusive teria ordenado sua retirada da suposta negociação".

Investigação

Em outra decisão hoje, Marco Aurélio deixou o nome do ex-secretário de Educação do Governo do Distrito Federal José Luiz da Silva Valente no rol de investigados no Inquérito 650/DF, em tramitação no STJ. A definição saiu após a análise de um habeas corpus apresentado por Valente. A defesa pedia ao Supremo a retirada do nome dele do rol de investigados, o acesso às investigações e a restituição de bens e valores apreendidos pela Polícia Federal no gabinete da Secretaria de Educação e na casa dele por deterinação do STJ.

A defesa argumenta que José Luiz Valente está sofrendo "constrangimento ilegal" em decorrência das diligências autorizadas pelo STJ e que não há fundamentos para a inclusão do nome dele no inquérito. A defesa sustentava que o ex-secretário "foi envolvido na investigação em virtude homonímia".  O nome de José Luiz Valente foi grafado, segundo os advogados, no mandado de busca e apreensão expedido pelo STJ sem ele ter participado de qualquer um dos atos apontados pelo Ministério Público Federal, como o recebimento de recursos provenientes de suposto esquema de corrupção.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

DESVIO BILIONÁRIO

Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

4

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

5

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }