Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aumenta prazo para prescrição de abuso sexual

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aumenta prazo para prescrição de abuso sexual

Congresso em Foco

17/12/2009 19:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37199" align="alignleft" width="300" caption="A nadadora Joanna Maranhão batizará a lei que tornará possível punir mais crimes de abuso sexual"]A nadadora Joanna Maranhão batizará a lei que tornará possível punir mais crimes de abuso sexual[/caption]

Mário Coelho

Os senadores aprovaram na tarde desta quinta-feira (17) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 234/09, que aumenta o tempo para denunciar abusos sexuais sofridos por crianças. A matéria, que é resultado da CPI da Pedofilia na Casa e recebeu o nome de Joanna Maranhão, agora será apreciada pela Câmara. "Que a Lei Joanna Maranhão sirva de proteção e amparo à mulher brasileira", disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

O PLS 234/09 determina que o prazo de prescrição no caso dos crimes contra a liberdade sexual de crianças e adolescentes só começa a contar quando a vítima completar 18 anos. Atualmente, isso acontece a partir do momento em que o abuso ocorreu. Com essa modificação, as vítimas terão mais tempo para denunciar os abusos de que foram vítimas antes da maioridade.

O projeto recebeu o nome de Joanna Maranhão em homenagem à nadadora, que denunciou seu treinador por abuso sexual sofrido quando ainda era criança. Porém, como ela fez a denúncia após a prescrição do prazo, acabou sendo processada pelo agressor por calúnia e difamação.

"E que a mulher brasileira se espelhe no exemplo de Joanna Maranhão para denunciar os abusos que venha a sofrer. Porque não é nenhuma vergonha para alguém ser vitimado pelo ataque solerte, ataque covarde, ataque anormal de pedófilos. A vergonha é para o pedófilo, e vergonha para uma sociedade que não sabia como puni-los e, agora, começa a achar o caminho", afirmou Virgílio.

Apologia

O projeto que aumenta o prazo da prescrição do abuso sexual contra crianças e adolescentes não foi o único de iniciativa da CPI da Pedofolia aprovado pelos senadores hoje à tarde. O outro foi o PLS 201/09, que estabelece cobrança de multa e aumenta para seis meses a um ano a pena de detenção para quem incita ou faz apologia da prática de crimes.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Citação em inquérito não anula contratos, diz GDF

Aécio desiste de disputar a Presidência em 2010

"Ninguém pode escolher o que vamos ver", diz Abra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

3

Proteção Internacional

Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru

4

CPMI DO INSS

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

5

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES