Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova limite com gastos em folha de pessoal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova limite com gastos em folha de pessoal

Congresso em Foco

16/12/2009 21:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Os senadores aprovaram na tarde desta quarta-feira (16) projeto de lei que limita o aumento do gasto com pessoal e encargos sociais da União em 2,5% ao ano, mais a inflação. De acordo com a proposta, elaborada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), o índice valerá entre 2010 e 2019. Aprovada por unanimidade, a matéria agora será encaminhada à Câmara para apreciação dos deputados.

A proposta prevê duas exceções. A primeira é quando o limite foi passado por conta de reestruturação de carreiras e reajustes salariais até 31 de dezembro. A outra exceção é quando o impacto financeiro acontecer após a substituição de funcionários terceirzados por servidores concursados. Ela também vale até o fim deste ano.

"A medida reforça a percepção dos agentes econômicos sobre a continuidade da gestão responsável das finanças públicas e das reformas necessárias à retomada do crescimento sustentável", afirmou o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, o ex-senador Edison Lobão (PMDB-MA), no seu relatório.

Educação

A sessão desta tarde no Congresso, encerrada há pouco, aprovou uma série de projetos num esforço dos senadores em limpar a pauta. Uma delas foi a proposta que prevê isenção de IPI, PIS e Cofins sobre materiais escolares. Pela proposta, serão isentos desses impostos a cola, artigos escolares confeccionados em plástico, borrachas, agendas, cadernos, pincéis, marcadores com pontas de feltro e lápis.

Além disso, os senadores aprovaram o projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O projeto de autoria do governo foi relatado pelo senador José Agripino (DEM-RN). Ele apresentou parecer favorável à criação da instituição de ensino prevista para ser instalada em Foz do Iguaçu (PR), região da tríplice fonteira (Brasil, Paraguai e Argentina).

A Unila tem como meta atender a 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com um corpo docente de 250 profissionais. Conforme a proposta do governo, a seleção de alunos e professores será aberta a candidatos de toda a América Latina, com provas em português e espanhol.

Previdência

Os senadores também aprovaram o PLC 136/09, que recria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), vinculada ao Ministério da Previdência. Em 2005, o governo editou medida provisória com o mesmo objetivo. Porém, depois de aprovado pela Câmara, o texto da MP perdeu sua validade por não ter sido votado pelo Senado no prazo constitucional de 120 dias.

Como o texto já havia passado pela Câmara e os senadores não promoveram alterações, o projeto vai à sanção presidencial. A Previc terá competência de fiscalizar e supervisionar os fundos de pensão e também executar políticas para o regime da previdência complementar fechado. Para isso ele poderá aplicar penalidades, expedir instruções e procedimentos para o cumprimento das normas e efetuar autorizações que hoje são atribuição da Secretaria de Previdência Complementar.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara aprova ampliação da tarifa social de energia

Senado aprova plano de carreira para agentes de saúde

Câmara amplia participação brasileira no FMI

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES