Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Habeas corpus garante entrada na Legislativa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Habeas corpus garante entrada na Legislativa

Congresso em Foco

8/12/2009 19:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Uma nova decisão judicial pode fazer os manifestantes ocuparem novamente a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) conseguiu, no início da noite desta terça-feira (8), um habeas corpus para garantir o acesso de todos os cidadãos aos espaços da sede do Legislativo local reservados ao público. A liminar foi concedida pela desembargadora Carmelita Brasil.

A OAB-DF entrou com o pedido de habeas corpus às 15h de hoje. Isso porque, na decisão dada pela juíza substituta da 1ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Júnia de Souza Antunes, ficava proibida a entrada de pessoas que não fossem parlamentares ou funcionários da Câmara. No entender dos conselheiros da Ordem, a determinação da magistrada é arbitrária, pois não pode impedir a sociedade de acompanhar as atividades do Legislativo nos lugares próprios, como as galerias e o auditório.

"A coação consiste exatamente na abrangência empregada pela eminente juíza prolatora, determinando que seja proibido o ingresso de toda e qualquer pessoa estranha aos serviços da casa, como também que se mantenha força policial para permitir a entrada no local apenas dos parlamentares e funcionários", explica o habeas corpus impetrado pela OAB/DF.

Para a OAB-DF, "a proibição impede, além do acesso de cidadãos, também o da imprensa, de entidades civis e da própria OAB/DF, que tem interesse e o dever de acompanhar a tramitação das medidas que encaminhou à Casa Legislativa".

A decisão da desembargadora fez o comando geral da Polícia Militar se movimentar. Os 20 policiais que foram mantidos em frente à Câmara receberam ordens de não deixar os manifestantes entrarem, caso voltassem ao local. Mais efetivo foi mobilizado e colocado de plantão. O presidente em exercício da Câmara, Cabo Patrício (PT), informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não foi comunicado oficialmente da decisão.

Caminhada

Representantes do movimento dos estudantes afirmam, porém, que eles não devem voltar à Câmara neste momento. A avaliação é que os seis dias de ocupação foram suficientes para passar a mensagem que os manifestantes queriam. Amanhã, eles participarão de um ato em frente ao Palácio do Buriti, a sede oficial do governo do DF. O local só é usado pelo governador José Roberto Arruda (DEM) em atividades e eventos especiais. Ele despacha no Centro Administrativo de Taguatinga, que é um local provisório.

Após a saída da Câmara Legislativa, os estudantes lotaram dois ônibus e foram até a Universidade de Brasília. Lá, fizeram uma nova assembleia antes de saírem em passeata pelos corredores da instituição de ensino superior. Depois, foram até o Eixo Rodoviário Norte, avenida que corta o Plano Piloto de Brasília, e pararam o trânsito por alguns minutos. Eles aproveitaram para distribuir panfletos contra Arruda aos motoristas que esperavam a retomada do fluxo de veículos.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

DESVIO BILIONÁRIO

Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CARTA ABERTA

Michelle lê carta direcionada a Lula e pede para "baixar as armas"

2

VÍDEO

Deputado diz que vai usar emendas para bancar show de Wesley Safadão

3

Segurança pública

Deputado propõe tirar do presidente poder de classificar armas

4

Saúde

Senador quer banir narguilé em todo o Brasil

5

História

Pedido de intervenção dos EUA tem precedentes na história do Brasil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES