Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Novos vídeos evidenciam esquema de propinas no GDF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novos vídeos evidenciam esquema de propinas no GDF

Congresso em Foco

5/12/2009 16:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Sete novos vídeos, além da íntegra da conversa entre o então candidato ao governo do Distrito Federal José Roberto Arruda (DEM) e o coordenador da sua campanha, Durval Barbosa, aumentam as evidências de um amplo esquema de propinas e caixa 2 na capital do país. As imagens foram divulgadas na tarde desta sábado no site da revista Veja.

Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora

Para tentar diminuir as condenações nos 32 processos que enfrenta, o ex-delegado e ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa entregou à Polícia Federal e ao Ministério Público vídeos de conversas que manteve nos últimos anos com políticos, empresários e lobistas, nas quais seus interlocutores - inclusive Arruda - recebem dinheiro vivo e articulam negociatas.

O ex-policial e braço direito de Durval, Marcelo Toledo, operador clandestino do governo Arruda, diz a ele que o vice-governador precisa de mais dinheiro. Em outro vídeo, o empresário Abdon Bucar, dono de uma produtora que presta serviços para o DEM e para o governo de Brasília, reclama do atraso no pagamento de "750 mil do PFL". E conta que precisou destruir uma nota fiscal fria, usada para esquentar dinheiro sujo na campanha de Arruda ao governo local, em 2006.

Numa nova imagem divulgada pela revista, o chefe da Casa Civil do governo do DF, José Geraldo Maciel, consulta Durval a respeito de pagamento de propina a aliados - e informa que Arruda ordenou que a Brasif, empresa ligada ao DEM, faturasse uma licitação. "Esse pessoal (da Brasif) vai assumir os compromissos com você", explica Maciel. Segundo a publicação, compromisso significa dinheiro.

Em um dos vídeos restantes, aparece a empresária Cristina Boner, empresária do ramo de informática, abraça Durval Barbosa depois que o ex-secretário informa que realizará um contrato emergencial, sem licitação, com a empresa dela, a TBA. Também foi flagrado pela câmera do ex-secretário o ex-chefe de gabinete e amigo do governador Arruda, o lobista Renato Malcotti. Ele admite a Durval que participa de um esquema de corrupção na Secretaria de Saúde do DF. Eles criticam os "exageros" do PPS, que comanda a Secretaria, no achaque aos empresários do ramo.

O deputado Benício Tavares, do PMDB, admite ter fraudado uma licitação, quando era presidente da Câmara Legislativa, em favor da agência SMP&B, do lobista Marcos Valério. Diz que agiu a pedido do ex-governador Joaquim Roriz. Ele aproveita a conversa e pede a Barbosa que facilite sua entrada num esquema de corrupção comandado pelo secretário de Transportes, Alberto Fraga.

Por último, a revista divulgou a íntegra do vídeo da conversa de Arruda com Durval em 2006, pouco tempo antes da eleição vencida pelo então deputado no primeiro turno. Na gravação, o candidato ao GDF pede emprego para o filho, quer ajuda para uma empresa-amiga, pede cuidado na arrecadação da campanha.

Ao final do encontro, Arruda fala ao celular com o então governador Joaquim Roriz, a quem promete "levar uns documentos" - segundo Durval, propina. Em seguida, Arruda confidencia ao delator que o pagamento em questão relaciona-se a um misterioso voto no Tribunal Superior Eleitoral.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Fórum de Mídia Livre discute futuro da imprensa

Arruda usa dinheiro para construir patrimônio, diz ex-mulher

Depois do roubo de prova, 4 milhões fazem o Enem no país

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES