Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/11/2009 14:37
Rodolfo Torres
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou para a próxima quarta-feira (25) a votação do Projeto de Lei 150/06, que define o que é uma organização criminosa e estabelece as competências das investigações criminais.
Pela proposta, organização criminosa é "a associação, de três ou mais pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de crimes cuja pena máxima seja igual ou superior a quatro anos ou que sejam de caráter transnacional".
O relator da matéria no colegiado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), amplia a pena em até 12 anos para os chefes de organizações criminosas.
O petista também reuniu em seu parecer as reivindicações do Ministério Público e das polícias Federal e Civil. Pela proposta, um membro do MP acompanhará os inquéritos que envolvam policiais denunciados por corrupção. Além disso, delegados de carreira e membros do Ministério Público poderão ter acesso a dados bancários e telefônicos do investigado (ressalvados os sigilo determinados pela Constituição).
"Ninguém duvida das vantagens resultantes da coordenação das ações do Ministério Público e das autoridades policiais. Melhor dizendo: na seara de combate ao crime organizado, não se colherá fruto algum se não houver a mais perfeita integração e sintonia entre os trabalhos", afirma Mercadante.
Atualmente, tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) 14 ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) sobre a competência de investigação do Ministério Público e da polícia judiciária em infrações penais.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil