Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Filme de Lula esvazia sessão do Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Filme de Lula esvazia sessão do Senado

Congresso em Foco

17/11/2009 18:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Em plena terça-feira (17), dia tradicional de votações em plenário, o Senado permanece pela terceira semana consecutiva sem aprovar matérias de interesse público. Desta vez, a razão parece ter sido cinematográfica: será realizada hoje, em Brasília, a pré-estréia de Lula, o filho do Brasil, filme de abertura do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). A sessão ordinária foi encerrada no meio da tarde.

A exibição do filme é uma das mais concorridas da história do festival. Antecedida pela apresentação, às 20h, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, deve reunir ministros e políticos de diversos partidos na Sala Villa-Lobos - o mais imponente dos auditórios do teatro homônimo, com suas 1.407 poltronas. Não deve faltar lugar: os organizadores da cerimônia de abertura instalaram mais 100 cadeiras.

A explicação oficial para o esvaziamento da sessão deliberativa desta terça-feira é a falta de consenso em torno da Medida Provisória 468/09, que impede a votação de outros projetos. Segundo a assessoria do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o (não) avanço das deliberações não está relacionado à exibição do filme, mas sim à falta de acordo das lideranças partidárias.

"A sessão já foi encerrada, por problema de agenda. Não houve entendimento de líderes sobre a pauta", garantiu a assessoria de Sarney ao Congresso em Foco. "Não tem nada a ver com o festival."

O coordenador-geral do festival, Fernando Adolfo, afirmou ao Blog do Bonequinho (portal do jornal O Globo), que os realizadores do evento teriam pedido a Sarney que tentasse fazer a sessão de hoje mais rápida.

"Estamos em conversa com o presidente do Senado, pedindo para que a sessão do Congresso termine um pouco mais cedo, a fim de que os parlamentares possam assistir ao filme. Em agosto, quando eu conversei com o produtor Luiz Carlos Barreto e convidei o filme para abrir o festival, eu já sabia que a repercussão seria grande. O Festival de Brasília sempre teve um caráter político, tanto na sua seleção quanto nas atividades paralelas", disse Fernando ao blog.

Em tempo: Lula não irá à sessão em sua homenagem (ele o fará em Recife, na próxima quinta-feira). Já assessores da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) nem confirmam nem negam a ida da pré-candidata oficial da sucessão do presidente Lula.

Leia mais: Venezuela no Mercosul e "imprevistos" emperram pauta do Senado

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Dilma em dose tripla no Senado

TSE adia julgamento de Ivo Cassol

Prêmio Congresso em Foco entra na reta final

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES