Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lobão e Inpe não se entendem sobre apagão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lobão e Inpe não se entendem sobre apagão

Congresso em Foco

13/11/2009 15:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (13) que não é atribuição do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) falar sobre energia elétrica e o apagão da última terça-feira (10). A declaração foi uma resposta à declaração do pesquisador Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do instituto.

"Não é atribuição do Inpe opinar sobre energia elétrica. Ele opina sobre fatos climáticos e nada mais", afirmou o ministro, de acordo com a Agência Estado, durante agenda no Maranhão. "O Inpe não discordou. Um pesquisador fez manifestações de natureza pessoal. O presidente do instituto divulgou uma nota dizendo que aquela não era a palavra do Inpe. O instituto está estudando o assunto para ter uma manifestação sobre fenômenos climáticos, não sobre questões energéticas", afirmou.

O especialista do Inpe afirmou na quarta-feira (11) que a probabilidade de descargas atmosféricas terem comprometido três linhas transmissoras "é zero, não há chance". Segundo o Inpe, embora houvesse uma tempestade passando sobre a região de Itaberá no momento do blecaute - por volta das 22h15 -, nenhuma descarga elétrica foi detectada próxima às linhas de transmissão. "Para desligar uma linha dessas você precisaria de uma descarga de, no mínimo, 80 mil ampères. E o raio teria de cair exatamente sobre a linha", disse ele à Agência Estado.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula: causas do apagão até agora são "achismo"

Lobão explica causas do apagão aos deputados na terça

Deputado nega responsabilidade sobre funcionárias

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES