Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/9/2009 10:17
[/caption]Renata Camargo
O deputado Alberto Silva (PMDB-PI) morreu na madrugada desta segunda-feira (28) devido a complicações pulmonares. Com 91 anos, o parlamentar estava internado em um hospital em Brasília para tratar de um câncer de próstata.
O corpo do deputado será velado no Salão Negro do Senado, a partir das 10h30. Depois será levado para Teresina (PI), onde será realizado velório na Assembleia Legislativa do estado. O enterro será realizado na Parnaíba, terra natal do parlamentar.
Parlamentar mais idoso do Congresso, Alberto Silva exercia o seu segundo mandato como deputado federal. Em sua trajetória política, foi governador do Piauí por duas vezes (1971/1975 e 1987/1991), senador em dois mandatos (1979/1987 e 1999/2007), prefeito de Parnaíba também por duas vezes (1948/1950 e 1954/1958), além de deputado estadual (1951).
Como governador do Piauí, ficou conhecido por idealizar grandes obras como o estádio Albertão e o parque Potycabana. No Senado, presidiu as comissões de Minas e Energia e de Serviços de Infraestrutura. Na Câmara, era titular da Comissão de Viação e Transportes.
Atualmente, Alberto Silva era presidente da executiva estadual do PMDB. Formado em Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica pela Escola de Engenharia de Itajubá (MG), o deputado piauiense foi conselheiro da República em 2005.
"Era um homem moderno. Quando foi governador do Piauí, teve uma postura moderna, apesar da idade", disse ao Congresso em Foco o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), acrescentando que o Parlamento perde com a morte do conterrâneo.
Leia a biografia completa de Alberto Silva
* Colaborou Fábio Góis.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira