Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/6/2009 13:06
Renata Camargo
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que unifica a hora legal em todo o território nacional. De acordo com a proposta, de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o país passará a ter apenas o horário referência de Brasília, que é de três horas de atraso em relação ao meridiano de Greenwich (GMT, longitude 0º).
O Brasil possui hoje três fusos horários, em virtude da grande extensão longitudinal do território. Além do horário oficial de Brasília, há o fuso utilizado pelos estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima - que é de uma hora a menos em relação à capital federal - e o horário do arquipélago de Fernando de Noronha (PE), uma hora a mais que Brasília.
Na justificativa da proposta, Virgílio afirma que a diferença de fuso hoje existente é um "obstáculo à maior integração do espaço econômico nacional e traz enorme descompasso no ritmo vertiginoso de progresso nas comunicações e nos transportes".
Para o relator da proposta, senador Gim Argello (PTB-DF), a unificação da hora legal do país vai "facilitar o desenvolvimento dos estados". "Muitas cidades do Norte têm dificuldade, por exemplo, em relação ao mercado financeiro que fecha antes", exemplificou Argello. O PLS 486/08 ainda precisa ser apreciado pela Comissão de Relações Exteriores, na qual tramitará em caráter terminativo, ou seja, sem necessidade de passar pelo plenário.
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo