Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/6/2009 20:23
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu nesta quarta-feira (10) a taxa básica de juros da economia em 1%, passando de 10,25% para 9,25% ao ano. A razão, segundo o Banco Central, é o cenário inflacionário que se desenha em virtude da turbulência financeira mundial.
Essa é a primeira vez na história do país que a taxa de juros fica abaixo de 10%.
Principal instrumento para o controle da inflação, a taxa básica de juros do país segue uma tendência mundial de queda em virtude da atual crise financeira internacional. Uma das consequências diretas da redução na taxa de juros é o acesso facilitado ao crédito, que, por sua vez, impulsiona o consumo.
Confira a íntegra da nota do Banco Central
Tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 9,25% a.a., sem viés, por seis votos a favor e dois votos pela redução da taxa Selic em 0,75 p.p. Levando em conta que mudanças da taxa básica de juros têm efeitos sobre a atividade econômica e sobre a dinâmica inflacionária que se acumulam ao longo do tempo, o Comitê concorda que qualquer flexibilização monetária adicional deverá ser implementada de maneira mais parcimoniosa. O Copom acompanhará atentamente a evolução do cenário prospectivo para a inflação até a sua próxima reunião, para então definir os próximos passos da estratégia de política monetária.
Brasília, 10 de junho de 2009
Banco Central do Brasil
Temas