Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/5/2009 13:35
Rodolfo Torres
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quarta-feira (27) que a CPI da Petrobras será instalada na próxima terça-feira (2), às 10h. O peemedebista também afirmou que as indicações para o colegiado serão lidas nesta tarde, no plenário da Casa.
Ontem, a base governista indicou seus membros para compor a comissão que investigará denúncias de irregularidades na estatal. (leia mais)
Contudo, a oposição exige ficar com a presidência e a relatoria dessa CPI. Para tanto, obstrui as votações em plenário. O objetivo é pressionar o governo e conseguir os cargos. Caso contrário, seria derrubada a validade de uma medida provisória que autoriza a União a emprestar R$ 100 bilhões ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fomentar o Fundo Soberano. Se não for analisada até a próxima segunda-feira, a medida provisória perderá a validade.
Conforme explicou o presidente do Senado, a obstrução é um artifício regimental utilizado em todos os parlamentos. "É um problema político que deve ser enfrentado entre a maioria e a minoria."
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem