Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/5/2009 22:38
Fábio Góis
Autoridades sanitárias brasileiras intensificaram neste sábado (9) a fiscalização em aeroportos do país, principalmente em voos internacionais de países com casos confirmados da gripe A (H1N1). O Ministério da Saúde informou que nenhum dos exames laboratoriais realizados hoje (9) em suspeitos confirmou contaminação pelo vírus da nova gripe.
Ou seja, mantém-se o número de seis casos confirmados da doença, dos quais dois em São Paulo; dois no Rio de Janeiro; um de Minas Gerais; e um em Santa Catarina. No Brasil, são 31 os casos suspeitos distribuídos por dez estados e mais o Distrito Federal. A maioria retornou ao Brasil depois de viagem ao México ou aos Estados Unidos, ou mantiveram contato com pessoas que vieram desses dois países.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a possibilidade de transmissão da nova gripe - anteriormente conhecida como gripe suína - de pessoa para pessoa no Brasil é intensamente limitada e controlada (apenas um caso foi confirmado, no Rio de Janeiro), de forma que não há evidências de que o vírus esteja se disseminando no país. Os principais hospitais brasileiros garantem estar devidamente equipados para enfrentar um eventual surto dessa gripe, que tem poder de letalidade bem menor do que autoridades de saúde ao redor do mundo imaginavam.
A cada desembarque de países estrangeiros, técnicos da Vigilância Sanitária abordam os passageiros com questionários e perguntas imediatas sobre eventuais sintomas de gripe ou experiências no país de origem. Algumas pessoas relataram ter sido instadas a preencher formulário elaborado pelas autoridades sanitárias.
Algumas pessoas têm reclamado da demora na liberação do desembarque de alguns voos, especialmente aqueles em os agentes detectaram casos suspeitos - no caso, procedimentos extras de saúde, além da remoção do possível contaminado, dificultam a liberação.
O mais atualizado boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS) registra que 29 países confirmaram casos da nova gripe até às 15h deste sábado, horário de Brasília. Ao todo, segundo a OMS, são 3.440 os casos de contaminação em todo o mundo, dos quais 1.639 foram constatados nos Estados Unidos, país com o maior número de infectados.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru