Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/4/2009 20:39
Rodolfo Torres
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (29) reduzir um ponto percentual a taxa básica de juros da economia, a Selic, que passou de 11,25% para 10,25% ao ano. Esta é a menor taxa de juros da história do país. De acordo com nota divulgada, a decisão tem por objetivo aumentar "o processo de distensão monetária".
Principal instrumento para o controle da inflação, a taxa básica de juros do país segue uma tendência mundial de queda em virtude da atual crise financeira internacional. Uma das consequências diretas da redução na taxa de juros é o acesso facilitado ao crédito, que, por sua vez, impulsiona o consumo.
Em dezembro do ano passado, a taxa básica de juros estava em 13,75%. Já em janeiro deste ano, com o agravamento da crise financeira, o Copom reduziu a taxa para 12,75%
Confira a íntegra da nota do Banco Central
Brasília -Avaliando o cenário macroeconômico e visando ampliar o processo de distensão monetária, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 10,25% a.a., sem viés, por unanimidade.
Brasília, 29 de abril de 2009
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
AGENDA DA CÂMARA
Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30