Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/4/2009 14:02
Edson Sardinha
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou há pouco a indicação de Aldemir Bendine como novo presidente do Banco do Brasil (BB). Funcionário de carreira do BB, Aldemir substituirá Antonio Francisco de Lima Neto, que pediu demissão.
Segundo Mantega, o novo presidente do banco terá a missão de tornar mais ágil a liberação de crédito e reduzir os juros. O ministro negou ingerência política na mudança no comando do BB e descartou a saída de Maria Fernanda de Ramos Coelho da presidência da Caixa Econômica Federal.
"Não se pode falar em ingerência. Se o presidente do BB pede demissão, temos de substituí-lo. Falar em ingerência política ou partidária, é bobagem", disse Mantega. Segundo o ministro, Aldemir assume o cargo com um "contrato de gestão".
"O Aldemir Bendine assume com um contrato de gestão em que vai se comprometer a agilizar a liberação de crédito, concorrer com os grandes bancos e incorporar novos clientes, aproveitando essa vantagem que tem o Brasil em relação a outros países", afirmou.
Ele também tentou tranquilizar os acionistas do Banco do Brasil. "O BB vai continuar tendo lucro. É um banco sólido. Os acionistas podem ficar tranquilos", disse Mantega. O ministro não informou o motivo da saída de Lima Neto. Informou apenas que o ex-presidente havia pedido há duas semanas para deixar o cargo, mas deve permanecer no banco em outra função.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem