Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Congresso não representa mais nada", diz FHC

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Congresso não representa mais nada", diz FHC

Congresso em Foco

23/3/2009 21:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse hoje (23) que apenas uma profunda intervenção no sistema eleitoral brasileiro pode mudar a atual situação do Congresso Nacional - que, em meio a sucessivas denúncias, tanto no Senado quanto na Câmara, "não representa mais nada" e estaria "bambo".

"Nosso sistema de representação está bambo, não representa mais nada. Isso é visível, provoca um efeito de desmoralização extraordinário", disse o cacique tucano, em palestra realizada nesta segunda-feira na Associação Comercial de São Paulo, segundo a Agência Reuters.

FHC disse que o eleitor não é adequadamente representado no Congresso - o que, em sua opinião, exige a criação de um instrumento de prestação de contas dos parlamentares ante à sociedade. "Nosso sistema eleitoral é ruim. Se não mudarmos vamos ter a repetição de Congressos do mesmo tipo. A relação de quem vota e de quem é votado é tênue. Quem é votado se sente à vontade para não prestar contas", emendou.

Casas no alvo

Não é de hoje que escândalos acometem as duas Casas legislativas. Na Câmara, a denúncia da vez é o uso irregular de verba indenizatória por parte do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), que teria utilizado o benefício para custear gastos particulares com segurança - ele que é dono de uma empresa do setor, além do famigerado castelo em Minas Gerais (leia mais). Levantamento exclusivo feito no início de fevereiro pelo Congresso em Foco mostra que Edmar é o campeão de gastos com segurança particular entre todos os parlamentares que assumiram mandato desde o início desta legislatura.

No Senado, atualmente, a situação é pior: já são seis graves escândalos que abalam a Alta Casa neste ano, em menos de três meses. A série de denúncias começou com a não declaração à Receita Federal, por parte do ex-diretor-geral Agaciel Maia, de uma mansão milionária em bairro nobre de Brasília, o que levou a seu afastamento. Em seguida, foram revelados o pagamento de horas extras a mais de três mil servidores em pleno recesso parlamentar e o caso de João Carlos Zogbi. O uso de seguranças do Senado, por parte de Sarney, para segurança particular no Maranhão e a denúncia de "nepotismo terceirizado" também ganharam destaque.

O constrangimento dos senadores aumentou no último dia 16, quando o Congresso em Foco mostrou com exclusividade o uso de passagens aéreas da cota de Roseana Sarney (PMDB-MA), paga com dinheiro público, para transportar amigos, parentes e empresários maranhenses ligados à líder do governo no Congresso. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Ministério da Cultura anuncia reforma na Lei Rouanet

Ministério da Cultura anuncia reforma na Lei Rouanet

Brasil não corre risco de apagão, garante Lula

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES