Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/3/2009 | Atualizado às 14:29
Após acirradas disputas e articulações, os senadores conseguiram definir na manhã desta quarta-feira (4) todos os 11 presidentes de comissões permanentes da Casa. O PMDB, que já tem a presidência do Senado e da Câmara, presidirá três comissões.
A maior bancada do Senado ficou com a poderosa Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O cargo foi conquistado sem disputas. O ex-presidente da Casa Garibaldi Alves (PMDB-RN) foi eleito presidente da CAE para o próximo biênio.
Os peemedebistas também ficaram com o comando da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, com a eleição do senador Leomar Quintanilha (TO), e da Comissão de Agricultura, que será presidida pelo senador Valter Pereira (MS).
Os principais partidos de oposição, PSDB e DEM, também saíram fortalecidos. O DEM ficou com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que será presidida pelo senador Demóstenes Torres (GO). A CCJ e a CAE substituem o Plenário na análise de diversos projetos de autoria de parlamentares.
Além da CCJ, o partido também levou a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que terá a senadora Rosalba Ciarlini (RN) como presidente. A parlamentar já era vice-presidente da comissão. O PSDB ficou também com a Comissão de Ciência e Tecnologia, que terá como novo presidente o senador Flexa Ribeiro (PA).
Os tucanos conquistaram a Comissão de Relações Exteriores, antes reivindicada pelo ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL). O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que coordenará os trabalhos da comissão, chegou a agradecer a Collor por ele ter o “desprendimento” de abrir mão da disputa.
Em votação acirrada, Collor ficou com a presidência da Comissão de Infraestrutura, vencendo por 13 votos a 10 a senadora petista Ideli Salvatti (SC). Com a derrota para o petebista, o PT terá de se conformar com a presidência de apenas um colegiado. A Comissão de Educação será presidida pelo senador Flávio Arns (PR). A Comissão de Direitos Humanos será coordenada pelo senador Cristovam Buarque (DF). (Renata Camargo)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime