Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT indica Luiz Couto para presidir Direitos Humanos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PT indica Luiz Couto para presidir Direitos Humanos

Congresso em Foco

3/3/2009 | Atualizado às 15:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A bancada do PT na Câmara indicou nesta terça-feira (3) o deputado Luiz Couto (PT-PB) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Casa. Amanhã, deputados elegerão os presidentes das comissões permanentes, cujo mandato é de um ano. O congressista, que é padre, foi suspenso de suas atividades sacerdotais na semana passada por conceder uma entrevista ao Congresso em Foco na qual critica o celibato e defende o uso da camisinha. (leia a íntegra da matéria)

“É uma grande honra representar o partido na Comissão de Direitos Humanos”, afirmou Couto, destacando que ainda não estava eleito para comandar o colegiado. O petista já presidiu o colegiado em 2007.

O parlamentar paraibano ressaltou que sua prioridade à frente da comissão será combater os crimes contra mulheres, crianças e minorias; além de lutar contra o trabalho escravo, grupos de extermínios, e exploração sexual.

Devido a seu trabalho na relatoria da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste, Luiz Couto sofre ameaças de morte. O parlamentar tenta conseguir proteção da Polícia Federal, que ainda analisa o pedido feito pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

A CPI funcionou na legislatura passada e pediu o indiciamento de 320 pessoas, entre policiais, promotores, juízes e políticos dos nove estados nordestinos.

Conforme adiantou o Congresso em Foco, a bancada do partido pressionará o ministro da Justiça, Tarso Genro, para garantir a proteção da Polícia Federal para Luiz Couto e ao deputado Fernando Ferro (PT-PE), também ameaçado pelos grupos de extermínio no Nordeste. “Vamos reforçar o pedido”, afirmou o deputado Vicentinho (PT-SP) ao site.

Outras comissões

Além de indicar Luiz Couto para a Comissão de Direitos Humanos, o PT indicou os deputados Vignatti (SC) para presidir a Comissão de Finanças e Tributação; e a deputada Maria do Rosário (RS), para comandar a Comissão de Educação.

Vignatti ressaltou que o  atual momento de crise financeira internacional é adequado para o Brasil regular seus sistema financeiro. “Se os Estados Unidos não conseguiram, se a Inglaterra não conseguiu, nós podemos. Temos moral. Nós não quebramos”, afirmou o petista. O deputado também avalia que a reforma tributária também será um tema crucial durante a sua gestão. (Rodolfo Torres)

Leia também

Comissão de Direitos Humanos divulga nota de apoio a Luiz Couto

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Polícia do Pará prende suspeito de matar o senador Olavo

Sarney afasta Agaciel Maia da direção geral do Senado

Deputado Edmar Moreira é notificado pela Corregedoria

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES