Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/2/2009 | Atualizado às 19:18
Levantamento divulgado hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF) mostra que tramitam na corte 378 procedimentos contra autoridades que contam como foro privilegiado, como deputados, senadores, ministros de estado, o presidente da República e seu vice. O número se divide em 275 inquéritos e 103 ações penais. Petições (pedidos de investigação) não foram consideradas na base de dados.
Os crimes a que respondem as autoridades são diversos: há casos de desvio de dinheiro público, crimes contra o sistema financeiro, fraude de licitações e compra de votos.
O Supremo, em seu site, destaca que o levantamento mostra um crescimento considerável no número de ações penais movidas contra autoridades. Em 2002, por exemplo, tramitavam no STF 13 ações penais. Em julho de 2007, esse número saltou para 50 e hoje, ultrapassou uma centena.
Último levantamento feito pelo Congresso em Foco, em junho de 2008, mostrou que 124 deputados e 21 senadores respondiam a procedimentos no STF. Na ocasião, um quarto do Congresso Nacional tinha alguma pendência judicial. (Daniela Lima)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira