Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Temer: Mesa vota desvinculação da corregedoria amanhã

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Temer: Mesa vota desvinculação da corregedoria amanhã

Congresso em Foco

9/2/2009 | Atualizado às 19:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou agora há pouco que o Plenário da Casa deve votar amanhã (10) a resolução que desvincula a corregedoria da segunda vice-presidência. Se o texto for aprovado, o próximo parlamentar a substituir Edmar Moreira (DEM-MG) na Mesa Diretora não acumulará o cargo de corregedor.

A proposta, que tem caráter de urgência, ainda vai passar pelo colégio de líderes. Eles vão se reunir amanhã, às 14h30, para definir se a matéria irá a Plenário ou não. Apesar da afirmativa de Temer, deputados da base e da oposição acreditam que, com a renúncia de Moreira, a tendência é de retirar a urgência da matéria.

Temer convocou também, para quarta-feira (11), a eleição da segunda vice. Moreira renunciou ao cargo no domingo (8), após não resistir a uma série de denúncias. O deputado responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de descontar o INSS dos empregados de uma empresa de segurança e não repassar o dinheiro à Previdência.

Ele também é acusado de deixar de informar à Receita Federal e à Justiça eleitoral que é dono de um castelo avaliado em pelo menos R$ 25 milhões. Além disso, de acordo com levantamento exclusivo do Congresso em Foco, o parlamentar é o campeão de gastos com segurança particular entre todos os parlamentares que assumiram mandato desde o início desta legislatura. (leia mais)

Para essa eleição, continuará valendo o critério usado na eleição da Mesa Diretora na semana passada. O secretário geral da Mesa, Mozart Viana, confirmou que, para o cálculo da proporcionalidade, o blocão - grupo de 14 partidos que apoiou Temer - terá a escolha. Dessa maneira, o cargo permanece com o DEM. O mais cotado para a vaga é Vic Pires Franco (DEM-PA), que foi o candidato oficial da legenda para o posto.

Entretanto, somente após a apreciação da resolução pelo Plenário é que os deputados saberão se o cargo ficará com um parlamentar ou com um funcionário de carreira na Câmara. Temer não quis responder sobre quem assumirá o cargo quando questionado por jornalistas. Mas adiantou que, se a resolução não for votada, o próximo segundo vice também será corregedor.

A confirmação da vaga ao DEM deixou alguns partidos insatisfeitos. O líder do PSB na Casa, Rodrigo Rollemberg (DF), questionou no início da tarde qual o critério usado para a escolha da vaga aberta. Para o parlamentar, como o blocão deixou de existir com o fim do processo de escolha da Mesa, deveria ser adotado o novo quantitativo formado após a eleição. (Mário Coelho)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

BNDES vai liberar R$ 980 milhões para prefeituras

Para garantir mandato, Moreira recorre ao TSE

Edmar Moreira culpa DEM por renúncia do cargo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES