Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/1/2009 | Atualizado às 10:05
Quem quiser tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir deste ano terá que passar mais tempo nos cursos teóricos e práticos. As novas regras, impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não atingem os que iniciaram o processo em dezembro de 2008.
Com a mudança, o curso de formação de condutores passou das 30 horas obrigatórias para 45 horas. Também aumentou de 15 para 20 o mínimo de horas para as aulas de direção.
“Com as novas regras o Contran tem o objetivo de melhorar a formação dos condutores e conseqüentemente reduzir o número de acidentes de trânsito. Segundo a Resolução 285, o curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas”, afirma o site do contran.
“A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.”, complementa.
A resolução também possibilita que o curso prático para motocicleta seja realizado em via pública. Nesse caso, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime