Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/12/2008 | Atualizado às 16:51
O presidente Lula exonerou hoje (29) o delegado federal Paulo Lacerda do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Por meio de um decreto, Lula nomeou Lacerda, que antes havia comandado a Polícia Federal por quatro anos, como adido policial junto à Embaixada Brasileira em Portugal.
A nomeação foi vista como uma saída honrosa para o policial. Com a saída de Lacerda da Abin, passa a exercer o cargo interinamente Wilson Roberto Trezza, que já estava na função desde o afastamento do delegado federal.
Paulo Lacerda estava afastado temporariamente da direção da Abin desde setembro, quando a revista Veja revelou um suposto grampo de uma conversa telefônica entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Duas semanas depois, ele foi colocado à disposição depois da revelação de que havia 52 agentes da agência na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
Em 8 de julho, o ex-prefeito de Sao Paulo, Celso Pitta, o investidor Naji Nahas e o banqueiro Daniel Dantas, dono do Grupo Opportunity, foram presos pela Polícia Federal como resultado da Satiagraha. Eles são acusados de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, concessão de empréstimos vedados e corrupção ativa. Dantas ainda foi preso acusado de tentar subornar um delegado da PF. (Mário Coelho)
Atualizada às 16h42
Temas
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora