Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/12/2008 15:35
A Câmara dos Deputados aprovou, no início da tarde de hoje (11) uma emenda do Senado ao Projeto de Lei 2105/07, do Poder Executivo, que cria o Regime de Tributação Unificada (RTU) para a importação de mercadorias do Paraguai por via terrestre. O projeto já havia sido aprovado pela Casa em março deste ano, mas retornou após receber emendas do Senado. Agora a matéria segue para sanção do presidente Lula.
O relator da matéria na Câmara, deputado Giacobo (PR-PR), afirmou que a aprovação do RTU prevê alíquotas diferentes para importação de mercadorias, podendo variar entre 9,25% e 42,25%. Os tipos de produtos e a taxação que eles vão ter ainda não foi definido. O projeto permite a criação de um conselho, que ficará com a missão de determinar as faixas para cada um.
Poderão participar do RTU as microempresas com faturamento anual de até R$ 240 mil que fazem parte do Supersimples, regime especial de tributação para micro e pequenas empresas. A intenção do projeto é trazer para a formalidade os sacoleiros. Segundo Giacobo, somente na região de Foz do Iguaçu, espera-se a criação de 10 mil microempresas de importação.
A emenda aprovada isenta de IPI as áreas de livre comércio de Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Brasiléia (AC) e Cruzeiro do Sul (AC). Outras quatro emendas foram rejeitadas. (Mário Coelho)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores