Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/12/2008 11:28
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, agora há pouco, um substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 323, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que fortalece o combate à lavagem de dinheiro no país. A idéia é que juízes, promotores e autoridades policiais tenham instrumentos jurídicos mais eficientes na recuperação dos bens provenientes de atividades criminosas. Aprovada em caráter terminativo, a matéria agora vai ao plenário da Câmara dos Deputados.
O projeto prevê a decretação do seqüestro de bens de pessoas que sejam investigados em inquéritos policiais comprados com dinheiro obtido de forma ilegal. A matéria endurece contra os criminosos ao permitir o confisco do patrimônio ainda que já tenham sido transferidos a terceiros ou misturados com partes legalmente constituídas. Para isso ocorrer, bastará a existência de "fundados indícios da materialidade do crime ou da proveniência ilícita dos bens".
"Agora o governo terá mais instrumentos para combater o crime organizado. Antes o criminoso passava os bens para quem quisesse e a Justiça não podia fazer nada", disse o senador Pedro Simon. A matéria foi relatada na CCJ pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), que apresentou seu relatório na semana passada.
Nos casos de prisão em flagrante pela prática de crime contra a economia popular, o sistema financeiro, a administração pública, a ordem tributária ou a Previdência Social, além do crime de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores, será fixado, conforme prevê o projeto, pagamento de fiança que vai variar de mil até dez mil vezes o valor do salário mínimo de referência, a contar da data da prática do crime. (Mário Coelho)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime