Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/3/2014 | Atualizado às 14:54
[fotografo]Waldemir Barreto/Ag. Senado[/fotografo][/caption]
A oposição apresentou nesta quinta-feira (27) à secretaria-geral do Senado requerimento para a criação da CPI da Petrobras na Casa. Os parlamentares pretendem investigar suspeitas de irregularidades na estatal relacionadas à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Foram 28 senadores favoráveis à criação da apuração (veja lista abaixo).
No pedido, os senadores citam ainda a existência de indícios de superfaturamento na construção de refinarias e de pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à estatal brasileira.
Os senadores também apontam denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem componentes necessários à segurança dos equipamentos e dos trabalhadores.
Cabe ao presidente da Casa e aliado do Planalto, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidir sobre o pedido de instalação da comissão e marcar a data da leitura do requerimento em plenário. Pelo regimento do Senado, os senadores podem retirar assinaturas do pedido até a meia-noite da data em que o documento for lido no plenário.
Parlamentares de oposição ao governo tentam a criação de uma comissão mista para apurar o caso, mas dependem das assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores.
Veja a lista dos 28 senadores que assinaram o requerimento
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas
Cidadão brasiliense