Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova convite de depoimento de Ricardo Texeira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara aprova convite de depoimento de Ricardo Texeira

Congresso em Foco

31/5/2011 | Atualizado 11/7/2011 às 12:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou na tarde desta terça-feira (31) o convite para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, prestar depoimento na Câmara. O requerimento, de autoria do deputado Romário (PSB-RJ), trata das recentes denúncias envolvendo Teixeira. "A cada dia, surgem novas acusações e acho pertinente a presença dele aqui para responder algumas questões", afirmou Romário.

As comissões permanentes da Câmara não têm poder de convocar pessoas para depor. Por isso, foi aprovado o requerimento em forma de convite. Teixeira, desta maneira, pode aparecer ou não para esclarecer aos deputados recentes denúncias envolvendo seu nome. No início do mês, o ex-presidente da associação inglesa de futebol (FA, em inglês) David Triesman acusou o brasileiro e outros três dirigentes da Fifa de pedirem propina em troca de apoio à candidatura da Inglaterra para sediar a Copa de 2018. Teixeira foi absolvido ontem pelo Conselho de Ética da Fifa.

A outra denúncia que Romário pretende esclarecer é  sobre o contrato social registrado na Junta Comercial do Rio de Janeiro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. O jornal Lance mostrou que o COL é uma empresa na qual o presidente da CBF tem 0,01% das ações e a entidade, 99,99%, mas permite que os lucros apurados pela realização da Copa sejam divididos entre os sócios independentemente das proporções. De acordo com a CBF, o contrato foi modificado após a reportagem.

Durante a sessão da Comissão de Turismo e Desporto, Romário afirmou que possui uma "boa relação" com Teixeira. "Nada tenho contra o presidente da CBF. Tenho até uma boa relação, não de amigo, mas uma boa relação", disse. No entanto, para o deputado, a organização da Copa precisa ser feita com "a respeitabilidade e a transparência que o povo brasileiro merece". "A última coisa que o país precisa é mais escândalos de corrupção para interferir no processo de andamento das obras e qualificação profissional que esses grandes eventos esportivos exigem de um país sede", completou.

Não é apenas Romário que quer esclarecimentos de Ricardo Teixeira. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) chegou a apresentar um pedido de CPI para investigar a CBF. No entanto, ela acabou sendo esvaziada antes mesmo de criada por conta do lobby feito pela bancada da bola com ajuda do governo. Depois, apresentou uma proposta de fiscalização e controle (PFC), uma espécie de mini CPI na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Copa do Mundo 2014

Temas

Reportagem Esporte

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

"O esporte pode unir o Brasil", diz Hugo sobre Lei de Incentivo

ESPORTES

Câmara aprova projeto que torna Lei de Incentivo ao Esporte permanente

COMBATE AO RACISMO

Comissão aprova projeto que cria "lista suja do racismo" no esporte

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MELHORES PARLAMENTARES

Prêmio Congresso em Foco: chegou o dia do Óscar da política

2

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

3

MELHORES PARLAMENTARES

Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou

4

PESQUISA DE OPINIÃO

Quaest: aprovação ao governo Lula sobe e atinge maior nível em 2025

5

MELHORES PARLAMENTARES

Descubra os vencedores do Prêmio Congresso em Foco

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES