Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Janete Capiberibe será diplomada amanhã no AP

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Janete Capiberibe será diplomada amanhã no AP

Congresso em Foco

31/5/2011 1:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Janete Capiberibe (PSB-AP) será diplomada amanhã (1) deputada federal pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Ela concorreu nas eleições de 2010 com registro indeferido por conta da condenação por compra de votos em 2004. Mesmo assim, foi a candidata mais votada no Amapá com 28.147 votos. Com a diplomação, Janete deve ser a primeira a tomar posse no Congresso após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) não valeu para as eleições de 2010. Sua posse na Câmara, no entanto, não tem data para ocorrer.

A cerimônia de diplomação está marcada para as 18h na sede do TRE do Amapá. Por conta de uma condenação por compra de votos em 2004, ela teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). Porém, após a decisão do STF, a ex-deputada conseguiu reverter a decisão. O Congresso em Foco mostrou ontem que até agora nenhum político barrado pela ficha limpa tomou posse no Congresso.

Após a decisão que negou a aplicação da ficha limpa nas eleições de 2010, foi determinado que todos os recursos extraordinários questionando posições da Justiça Eleitoral teriam o mesmo resultado. Assim, os candidatos que tiveram os registros negados terão suas inscrições validadas. No entanto, para isso acontecer, eles precisarão acionar os tribunais regionais eleitorais, que vão fazer a recontagem dos votos - no caso das eleições proporcionais - e, se for o caso, diplomar os eleitos.

Janete tomará posse na Câmara no lugar da deputada Professora Marcivânia (PT-AP). Porém, a Câmara ainda não tem prazo para oficializar a volta de Janete. Após a cerimônia de diplomação, a Casa será notificada. A partir da notificação, a Mesa Diretora vai se reunir e definir o trâmite para a posse. A expectativa é que seja adotada a mesma postura do caso dos suplentes. A decisão será enviada à Corregedoria, e será aberto prazo para o parlamentar que perde a vaga se manifestar. Depois disso, o corregedor elabora um parecer e encaminha para a Mesa cumprir a decisão judicial.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010 fichalimpa

Temas

Reportagem Corrupção País

LEIA MAIS

Críticos são injustos e não leram livro, diz Haddad

Comissões aprovam novo fuso horário do Acre

Dilma quer cultura de paz e do ciclismo em escola

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TRANSPORTE PÚBLICO

Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional

2

SEM ACORDO

Congresso perde prazo e Novo Código Eleitoral não valerá para 2026

3

DESVIO DE APOSENTADORIAS

Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"

4

Liberdade de Expressão

Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos

5

Valorização profissional

Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES