Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/11/2010 16:30
Renata Camargo
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira (23) um requerimento da senadora Marina Silva (PV-AC) que solicita a realização de audiência pública para debater o Projeto de Lei 1/2010, que fixa as normas de competência e cooperação entre União, estados e municípios em matéria ambiental. A proposta tem sido criticada por ambientalistas que argumentam que, da forma que está, o projeto poderá aumentar o desmatamento na Amazônia e em outros biomas brasileiros.
Na prática, a audiência adia a votação do projeto de lei, que foi considerado prioritário pelo governo no Senado neste ano, como mostrou matéria do Congresso em Foco. A audiência ainda não tem data para ser realizada. Caberá ao presidente da comissão, senador Renato Casagrande (PSC-ES), definir o dia.
Na reunião de hoje, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), relator da matéria, demonstrou que o Planalto tem pressa para aprovar o projeto. Jucá concordou com a realização da audiência, mas salientou que "o projeto é prioridade dos líderes de partido". Como mostrou reportagem do site, o governo pretende votar a matéria sem modificações, para que a proposta vá ainda este ano à sanção presidencial. Caso seja modificado no Senado, o projeto tem de voltar à Câmara.
Fundamental para reduzir os conflitos de competência entre os entes da Federação, especialmente em relação ao licenciamento ambiental, o PL 1/2010 regulamenta o artigo 23 da Constituição. Na prática, a proposta aprovada na Câmara dá mais poderes aos órgãos ambientais estaduais, enquanto retira da União a prerrogativa de atuação supletiva no licenciamento e a competência para licenciar obras com impacto nacional e regional. A alteração, entre outras coisas, pode impossibilitar que a União aplique multas em obras irregulares nos estados.
De acordo com o requerimento, devem ser ouvidos na audiência representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Instituto Vitae Civilis. Na justificativa, a senadora Marina afirma que "vários setores da sociedade estão preocupados com o conteúdo do projeto" e que, portanto, "é fundamental que esta comissão de mérito debata com os setores interessados".
Governo quer aprovar PL que aumenta desmatamento
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru