Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/9/2010 14:48
Mário Coelho
A disputa pela segunda vaga ao Senado por Minas Gerais esquentou na última semana. De acordo com pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, feita nos dias 13 e 14, a diferença entre Itamar Franco (PPS) e Fernando Pimentel (PT) caiu de 27 para oito pontos percentuais. Além de Minas, foram feitos levantamentos em outros seis estados e o Distrito Federal. Eles foram divulgados neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o instituto, Pimentel conseguiu crescer 12 pontos nos últimos 30 dias. Já Itamar caiu sete. O petista em agosto aparecia com 20% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente da República tinha 47%. Hoje, os números estão, respectivamente, em 32% e 40%. A liderança, de acordo com o Datafolha, continua absoluta com Aécio Neves (PSDB): 71%.
Enquanto em Minas a disputa esquentou para a segunda vaga, na Bahia o cenário é de indefinição total. A pesquisa mostrou que os candidatos Cesar Borges (PR), com 29%, Lídice da Mata (PSB), com 28%, e Walter Pinheiro (PT), com 27%, estão tecnicamente empatados em primeiro lugar. O empate técnico já estava caracterizado no levantamento anterior.
No Rio de Janeiro, Lindberg Farias (PT) aumentou sua diferença para Cesar Maia (DEM). Segundo o Datafolha,o petista aparece com 38% das intenções de voto, contra 27% do ex-prefeito. O líder no Rio é o senador Marcelo Crivella (PRB), que se manteve com 40%. A margem de erro é de três pontos percentuais.
O ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT), segundo o instituto, mantém a liderança em Pernambuco na disputa por duas vagas de senador. Ele aparece com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar estão empatados tecnicamente o senador Marco Maciel (DEM), com 34%, e o deputado federal Armando Monteiro (PTB), com 32%.
No Paraná, a eleição parece se encaminhar para uma disputa pela primeira vaga de senador. A petista Gleise Hoffman cresceu três pontos e empatou com Roberto Requião (PMDB). O levantamento do Datafolha aponta 44% das intenções de voto para cada. Gustavo Fruet (PSDB) continua em terceiro lugar, com 21%, e Ricardo Barros (PP) está em quarto, com 18%.
Completam a pesquisa Datafolha o Distrito Federal e São Paulo. Na capital do país, o senador Cristovam Buarque (PDT) tem 49% das intenções de voto, e Rodrigo Rollemberg (PSB), 39%. Ambos têm um ponto a menos que no levantamento da semana passada. Maria de Lourdes Abadia (PSDB) vem com 17% e Alberto Fraga (DEM), com 16%.
Em São Paulo, outro cenário de empate técnico. Marta Suplicy (PT) tem 35% e Netinho de Paula (PCdoB), 34%. Segundo a pesquisa Datafolha, Romeu Tuma (PTB) e Aloysio Nunes (PSDB) ganharam um ponto cada e chegaram a 22% e 17%, respectivamente.
Leia ainda:
Se eleição fosse hoje, Dilma teria 63% do Senado
PT deverá fazer maior bancada na Câmara
Tags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime