Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/9/2010 20:03
Mário Coelho
Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizaram o uso pelo candidato ao governo de Alagoas Fernando Collor de Mello (PTB) de jingle citando o presidente Lula e a candidata petista à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff. A música, que foi vetada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), era usada em comícios e carros de som pelo estado. "O jingle é lícito", entendeu a relatora Carmen Lúcia.
Na visão da ministra, o uso do jingle não atrapalha a corrida eleitoral. No voto, ela lembrou que não houve uso de voz ou imagem de Lula ou Dilma no horário político ou em inserção na programação de rádio e televisão, o que é vetado pela Constituição Federal. A opinião dela foi acompanhada pelos outros ministros. "O eleitor brasileiro é um dos mais politizados do mundo. A paridade de armas está mantida. Se a coligação recorrida quiser, pode levar Dilma ou Lula ao programa eleitoral", disse o ministro José Dias Toffoli.
O advogado Fernando Neves, que defendeu a coligação de Collor, afirmou que o jingle está sendo usando dentro das regras legítimas da campanha eleitoral. Além disso, frisou que dois partidos que apoiam o petebista estão na chapa nacional de Dilma Rousseff, PRB e PTC. Já Gabriela Rollemberg argumentou que o jingle, como feito, induz o eleitor ao erro. "É evidente que o PT apoia a candidatura de Lessa", disse a advogada, que atuou em defesa do candidato ao governo Ronaldo Lessa (PDT), que entrou no TRE-AL contra o jingle.
A letra da música dizia que "é Lula apoiando Collor, é Collor apoiando Dilma pelo bem dos mais carentes. (...) Os três pelo bem de Alagoas". Em julho, o TRE-AL, por maioria dos votos, considerou o jingle irregular ao ser provocado pela coligação de Lessa e proibiu a veiculação da propaganda. Por conta disso, Collor recorreu ao TSE para suspender a decisão local.
Tags
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
REAJUSTE SALARIAL
STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário
ALEXANDRE PADILHA