Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/9/2010 12:40
Renata Camargo
A Assembleia Legislativa do Amapá irá analisar um pedido de impeachment contra o governador do estado, Pedro Paulo Dias (PP), preso na última sexta-feira (10) pela Polícia Federal, na Operação Mãos Limpas. O pedido, feito na manhã de hoje (14) por deputados estaduais de oposição, foi aceito pelo presidente da Assembleia, Jorge Amanajás (PSDB), que encaminhou a solicitação a uma comissão especial.
O pedido foi assinado pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB), que concorre ao governo do Amapá, Ruy Smith (PSB) e Joel Banha (PT). De acordo com o presidente da Assembleia, a comissão especial analisará o pedido e, após a apuração das denúncias, encaminhará a solicitação de impeachment para o plenário da Casa. Caberá ao plenário decidir sobre a abertura do processo de impeachment.
Segundo o G1, o presidente da Assembleia avalia que talvez não seja possível julgar o pedido de saída do governo Pedro Paulo Dias antes do término do mandato, que ocorre em dezembro. Se o processo de impeachment for aberto pelo plenário, no entanto, o governador será afastado do cargo e permanecerá fora do governo enquanto durar a análise e votação do impeachment.
O governador do Amapá, que é candidato à reeleição no estado, foi preso junto com o ex-governador e candidato ao Senado Waldez Goés (PDT), o secretário de Segurança Pública do Amapá, Aldo Alves Ferreira, o presidente do Tribunal de Contas do estado (TCE-AP), José Júlio Miranda, e outras 14 pessoas. Eles são acusados de desvio de verbas públicas no estado.
Parlamentares, candidatos e réus
Governador em exercício do Amapá suspende pagamentos
Sarney elogia candidato ao Senado preso pela PF
PF prende atual e ex-governador do Amapá
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus