Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE mantém duas multas contra José Serra

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE mantém duas multas contra José Serra

Congresso em Foco

10/8/2010 21:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve nesta terça-feira (10) duas multas dadas ao candidato à presidência da República José Serra (PSDB) por propaganda eleitoral antecipada. Somadas, elas chegam ao valor de R$ 10 mil. Também foram mantidas as punições ao diretório regional tucano pelo uso irregular da propaganda partidária, que somam R$ 15 mil. As decisões tiveram o mesmo placar de maiori: seis votos a um.

As duas representações foram movidas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O órgão entendeu que o candidato e o diretório do partido se valeram da inserção para darem um recado direto ao eleitor de que o então pré-candidato seria a pessoa ideal para ocupar o cargo de presidente da República, inclusive com a divulgação da susposta ação política que seria desenvolvida por Serra. A inserção foi veiculada nas emissoras baianas em 19 de maio, quando o tucano era apenas pré-candidato, antes da realização da convenção nacional do PSDB.

Na época, o ministro auxilar do TSE Joelson Dias afirmou que José Serra aparece narrando sozinho o texto da inserção tucana. Entre outras expressões, o tucano afirmou na propaganda que "ainda tem muita coisa para fazer", além de "e dá para fazer. Com união, seriedade e trabalho, eu tenho certeza: o Brasil pode muito mais". Dias ressaltou que o tucano apareceu em "momento crítico", pela proximidade das eleições, em "notória condição de pré-candidato".

Uma das multas se refere ao uso eleitoral da inserção partidária de 30 segundos nos rádios e na televisão. A outra é da propaganda de dez minutos. Segundo o ministro, o primeiro teve como tema o cenário político nacional, apesar de ser veiculada apenas na Bahia. O segundo foi usado, especialmente, para criticar o governo do petista Jacques Wagner. Para o relator da representação, o fato reforça a associação entre a imagem de Serra, na época pré-candidato, às eleições presidenciais. "Considerando o contexto em que foi proferida, tenho como inequívoca, portanto, a conotação eleitoral da mensagem, capaz de influir na opinião dos eleitores, angariando a sua simpatia ou apoio ao segundo representado [José Serra]", afirmou o ministro.

Acompanharam o relator para manter as multas os ministros Marco Aurélio Mello, Hamilton Carvalhido, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e Ricardo Lewandowski. O único contrário foi José Dias Toffoli. Ele afirmou que, como não houve pedido de votos, não é propaganda antecipada.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Filho de Zé Dirceu leva multa por propaganda para Dilma

São Paulo barra primeira candidata pela Lei da Ficha Limpa

Não venda seu voto!

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES