Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso terá mais uma semana esvaziada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso terá mais uma semana esvaziada

Congresso em Foco

8/8/2010 16:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

Após período de esforço concentrado, que rendeu votações apenas no plenário do Senado, o Congresso terá mais uma semana esvaziada, com atividades legislativas reduzidas. Por conta de acordo de líderes - para que parlamentares se dediquem nos estados às eleições -, não há previsão de votar matérias, nem nos plenários, nem nas comissões das duas Casas.

Frustrada por não apreciar nenhuma proposição na semana passada, a Câmara antecipou o próximo esforço concentrado para os dias 17 e 18 de agosto. Inicialmente as votações estavam previstas para o início de setembro. Mas, por falta de consenso entre os partidos para garantir votações, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), decidiu remarcar para mais cedo o esforço.

A intenção é apreciar, ao menos, as medidas provisórias que trancam a pauta. Temer afirma que é possível votar também o segundo turno da PEC 300, que estabelece o piso salarial para policiais e bombeiros, e votar no primeiro turno a PEC 308, que cria a Polícia Penal. Essas duas votações, no entanto, ainda dependem de acordo entre líderes, que não chegaram a um consenso sobre a apreciação das matérias.

A falta de consenso se deu, especialmente, por conta da obstrução feita pela oposição, que nas últimas sessões, impediu regimentalmente os trabalhos no plenário da Casa para pressionar pela votação da proposta que regulamenta a Emenda 29, que destina recursos para a saúde. Como não foi possível acordo, ficaram sem votação a medida provisória que amplia limites de financiamento do BNDES e duas MPs sobre as Olimpíadas de 2016. A pauta será mantida para o esforço concentrado daqui duas semanas.

Plenário da Câmara encerra sessão sem votar piso para policial

Senado vota 188 propostas

Enquanto os deputados não conseguiram avançar nas votações, no Senado, parlamentares limparam a pauta de matérias em que havia acordo. Foram 188 proposições. Somente no plenário, em dois dias de sessão deliberativa, foram 54 proposições votadas. Nas comissões permanentes, segundo dados da Secretaria Geral da Mesa, foram aprovados 134 matérias, sendo 56 projetos de lei, 42 decretos legislativos, 15 requerimentos, entre outras.

Entre as matérias de apelo popular aprovadas, está a PEC que aumenta de quatro para seis meses o tempo de licença-maternidade. A licença de seis meses será obrigatória, e não apenas facultativa, como acontece atualmente. A matéria segue para a Câmara. Também foi aprovado projeto que obriga o suposto pai a realizar teste de DNA. De acordo com a proposta, que vai à sanção presidencial, se o homem se recusar a fazer o teste para investigação de paternidade, ele será considerado, de forma tácita, o pai da criança.

Outro projeto aprovado é o que dá às Forças Armadas poder de polícia nas fronteiras brasileiras. Ainda no plenário, os senadores aprovaram uma proposta que estabelece o controle de natalidade de cães e gatos de rua, permitindo a castração química. A matéria segue para a sanção.

Nas comissões, o destaque é para o projeto terminativo que proíbe a discriminação de devedores inadimplentes em entrevistas de emprego. A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Também é relevante o projeto que proíbe demitir por justa causa empregados que têm problemas de alcoolismo.

Comissão proíbe demitir por alcoolismo

Leia também:

Senado aprova quatro MPs na volta ao trabalho
PL de biocombustíveis começa a tramitar no Senado

Senado derruba monopólio estatal sobre radioisótopos
Senado aprova 30 horas semanais ao assistente social
Projeto aprovado quer que eleitor possa ser preso em véspera de eleição
CCJ aprova restrições a aluguel de vaga de garagem

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Dilma nega vinculação de campanha com dossiês

Movimento pró-Marina prepara mais um "twittaço"

Nos jornais: Deputados usam dinheiro público em campanhas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

4

REAJUSTE SALARIAL

STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES