Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Serra recebe primeira multa como candidato do PSDB

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Serra recebe primeira multa como candidato do PSDB

Congresso em Foco

6/7/2010 19:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, recebeu nesta terça-feira (6) a primeira punição após ter apresentado o registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro auxiliar Joelson Dias aplicou multa de R$ 5 mil a Serra e de R$ 7,5 mil ao diretório tucano da Bahia por propaganda eleitoral antecipada. O partido usou a inserção partidária no estado para promover o presidenciável.

A representação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O órgão entendeu que o candidato e o diretório do partido se valeram da inserção para darem um recado direto ao eleitor de que o então pré-candidato seria a pessoa ideal para ocupar o cargo de presidente da República, inclusive com a divulgação da susposta ação política que seria desenvolvida por Serra. A inserção foi veiculada nas emissoras baianas em 19 de maio, quando o tucano era apenas pré-candidato, antes da realização da convenção nacional do PSDB.

O ministro do TSE afirmou que José Serra aparece narrando sozinho o texto da inserção tucana. Entre outras expressões, o tucano afirmou na propaganda que "ainda tem muita coisa para fazer", além de “e dá para fazer. Com união, seriedade e trabalho, eu tenho certeza: o Brasil pode muito mais”. Dias ressaltou que o tucano apareceu em "momento crítico", pela proximidade das eleições, em "notória condição de pré-candidato".

Segundo o ministro, a inserção teve como tema o cenário político nacional, apesar de ser veiculada apenas na Bahia. Para o relator da representação, o fato reforça a associação entre a imagem de Serra, na época pré-candidato, às eleições presidenciais. “Considerando o contexto em que foi proferida, tenho como inequívoca, portanto, a conotação eleitoral da mensagem, capaz de influir na opinião dos eleitores, angariando a sua simpatia ou apoio ao segundo representado [José Serra]”, afirmou o ministro.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

O patrimônio dos presidenciáveis e seus vices

Vice de Marina tem 72 vezes mais que os outros

"Não foi um desastre ambiental", diz MMA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES