Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/3/2010 13:51
Rodolfo Torres
A Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei 2932/08, que aumenta a licença-maternidade de 120 para 180 dias para as mães de gêmeos e bebês prematuros.
A proposta também estende essa possibilidade às mães de bebês portadores de doença ou malformação grave, e que necessitem de maior atenção.
Segundo o projeto, as despesas com os dois meses extras de salário-maternidade serão pagas com recursos da Seguridade Social.
Atualmente, a licença-maternidade de 6 meses já ocorre no serviço público federal, em alguns serviços públicos estaduais. Na iniciativa privada, o benefício também é possível nos casos em que a empresa se cadastra no Programa Empresa Cidadã, em troca de benefícios fiscais.
"É inquestionável o benefício que se tem com a presença da mãe por mais 60 dias, além dos 120 dias já assegurados pela legislação trabalhista e previdenciária, junto aos seus filhos de gestação múltipla, filhos prematuros ou crianças com doença ou malformação grave", afirma o relator da proposta no colegiado, Lael Varella (DEM-MG).
Lael destaca a recomendação médica do aleitamento materno exclusivo pelos seis primeiros meses de vida do recém-nascido, como forma de assegurar maior saúde às crianças. "A presente proposição poderá assegurar o aleitamento materno nos termos da recomendação médica", reforça.
A proposta, de autoria do Senado, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça da Câmara.
Temas
PLENÁRIO DA CÂMARA
Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem
Data comemorativa
Câmara Municipal do Rio de Janeiro institui "Dia da Cegonha Reborn"
SUCESSOR DE FRANCISCO
PROTEÇÃO DIGITAL
Reimont pede suspensão de Discord e 4chan por violação de direitos