Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara deixa votação do pré-sal para semana que vem

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara deixa votação do pré-sal para semana que vem

Congresso em Foco

3/2/2010 12:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

Os líderes partidários na Câmara fecharam acordo nesta quarta-feira (3) para votar o projeto de partilha do pré-sal apenas na próxima quarta-feira (10). A votação estava prevista para hoje, mas a oposição prometia obstruir a sessão. Os governistas cederam ao pedido da oposição para votar o veto presidencial ao orçamento que libera obras da Petrobras.

Pelo veto, o presidente Lula excluiu quatro obras da Petrobras de uma lista de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O artigo vetado previa a suspensão de repassas a obras de refinarias e de terminais de escoamento. Pelo entendimento dos líderes, haverá uma sessão do Congresso na próxima terça-feira (9), na qual os vetos poderão ser derrubados.

“Não há problema em apreciar o veto, porque essa é uma interpretação constitucional do Congresso. Acho que devíamos votar vetos bimestralmente”, considerou o vice-líder do PMDB Rocha Loures (PR).

Segundo o novo líder do PSDB, João Almeida (BA), o acordo é para votar essencialmente o veto presidencial ao orçamento. Almeida descarta manobra da oposição para apreciar outros vetos, como o veto de Lula ao reajuste dos aposentados. “O acordo é essencialmente para votar o veto do orçamento. Nós, da oposição, não aceitamos essa investida do governo”, considerou Almeida.

Após a apreciação do veto presidencial, a oposição concordou em não obstruir a votação do projeto da partilha dos royalties do pré-sal, prevista para a próxima quarta. Segundo o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), essa foi a única maneira encontrada pela base para criar “condições para votar o pré-sal antes do carnaval”.

“O presidente tem a autoridade constitucional de vetar. É um direito do presidente. Mas, como a oposição insiste em fazer o debate, decidimos votar o veto. Criamos as condições para votar o pré-sal antes do carnaval”, diz Vaccarezza. O líder do governo afirma que o acordo é para votar todos os três projetos do pré-sal pendentes de apreciação na Câmara. Líderes oposicionistas afirmam que o acordo é só para o projeto da partilha.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos jornais: doações ilegais ameaçam mandato de Kassab

Dobra audiência do Congresso em Foco

Câmara tenta manter mensaleiros de Arruda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES