Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/12/2009 8:46
Edson Sardinha
O empresário Sebastián Piñera e o ex-presidente Eduardo Frei vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais do Chile. Com 98,32% dos votos apurados, o conservador Piñera aparece com 44,03% da preferência do eleitorado. Candidato da presidente Michelle Bachelet, Frei obteve 29,62%. Os dois se enfrentam em nova rodada eleitoral no dia 17 de janeiro.
A tendência é que os outros dois candidatos de esquerda se unam ao ex-presidente para evitar que um conservador chegue ao poder pelo voto popular pela primeira vez em 51 anos.
Na eleição desse domingo, a terceira colocação ficou com o candidato independente Marco Enríquez-Ominami, de 36 anos. Ele obteve 20,12% dos votos. Atrás dele ficou Jorge Arrate, com 6,21%, ex-ministro de Minas e Energia do governo Salvador Allende.
Sebastián Piñera, do partido Renovação Nacional, é dono da companhia aérea Lan Chile e empresário do ramo de comunicações. Em 2006 ele foi derrotado por Michelle Bachelet. Candidato da frente governista Concertación, Eduardo Frei presidiu o Chile entre 1994 e 2000. Seu pai, Eduardo Frei Montalva, comandou o país entre 1964 e 1970 pelo partido democrata-cristão.
Temas
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil