Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Brasil é vanguarda na reforma agrária, diz Dilma

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Brasil é vanguarda na reforma agrária, diz Dilma

Congresso em Foco

25/10/2009 20:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou neste domingo (25) que o Brasil está à frente de outras nações no processo de reforma agrária e criação de assentamentos. De acordo com Dilma, entre 2003 a 2008 foram feitos assentamentos em 43 milhões de hectares. "A área é significativa e coloca o Brasil na vanguarda do processo de democratização da terra", afirmou Dilma.

A declaração foi dada após participar de um encontro do Partido dos Trabalhadores com líderes de movimentos populares. Segundo a Agência Brasil, ela discordou da posição manifestada por um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues. Ele teria dito que o processo de distribuição de terra no país é lento.

Dilma, para embasar seu ponto de vista, afirmou que a Bolívia tem uma ação significativa de implantação da reforma agrária, mas com uma área de assentamento bem menor: 18 milhões de hectares de 2006 até este ano. Na Nicarágua, de 1979 a 1986, foram 2,8 milhões de hectares ocupados com assentamentos. No Chile, essa área foi de 5,5 milhões de hectares; em Cuba, 5 milhões de hectares e na Venezuela, 2 milhões de hectares.

Além disso, ela observou que o atual governo apoiou o movimento com linhas de crédito e com assistência técnica. Dilma criticou os governos anteriores, dizendo que "no passado se assentavam as populações e as abandonavam".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Álvaro Dias e Beto Albuquerque lideram Prêmio Congresso em Foco

Eleição leva cerca de 2,5 milhões de uruguaios às urnas

Esplanada dos Ministérios sem trabalho na segunda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES