Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/9/2009 11:12
Renata Camargo
Dados divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população brasileira está envelhecendo. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2007 a 2008 o total de pessoas acima de 40 anos cresceu 4,5%.
A população acima de 60 anos também cresceu. De acordo com a pesquisa, em 2008, 21 milhões de brasileiros estavam nessa faixa etária, o que correspondia a 11,1% do total. Em 2007, o total de pessoas acima de 60 anos era de 19,7 milhões.
O Sul e o Sudeste são as regiões com número maior de pessoas acima dessa idade. A maior tendência para o envelhecimento ocorre nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Segundo a pesquisa, no Rio, 14,9% da população do estado tem 60 ou mais anos, enquanto no estado gaúcho esse percentual é 13,5% da população local.
É no Acre onde se encontra a população mais jovem. De acordo com a pesquisa, o estado acreano tem 11% de sua população com até 4 anos de idade, seguida de Roraima, com 10,1%, e do Amazonas, com 10,1%.
A região Norte é a que apresenta a estrutura etária mais jovem e foi a única em que o contingente de jovem superou de idoso. Segundo a pesquisa, Em 2008, 1,4 milhão de pessoas estava na faixa etária até 4 anos, enquanto 1,1 milhão.
Gênero e cor
A pesquisa também revela que no país nascem mais homens do que mulheres. Mas, por motivos como violência e acidentes de trânsito, as mulheres vivem mais tempo que os homens. Isso faz com que a população feminina no país seja superior a população masculina.
Segundo a pesquisa, em 2008, dos 188 milhões de brasileiros que vivem no país, 51,3% eram mulheres e 48,7% eram homens. As mulheres sobressaem em número na faixa etária de 60 anos ou mais. Na faixa etária até 4 anos de idade, a maioria são homens.
O estudo mostra ainda que do total da população brasileira a maioria se autodenomina negro (pretos e pardos). Os estados do Norte e Nordeste são os que mais concentram pessoas negras: 76,1% e 70,1% do total da população, respectivamente. No Sul, 78,7% são brancos e no Sudeste 56,8% também se declaram brancos.
Confira aqui outros resultados da Pnad
Com informações da Agência Brasil
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares