Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/6/2009 20:34
Rodolfo Torres
A Câmara instalou nesta quinta-feira (18) a CPI da Conta de Luz. O colegiado investigará os critérios usados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer os valores das contas de luz brasileiras.
O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) foi eleito presidente do colegiado. Por sua vez, a relatoria ficou com o deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ).
O parlamentar pernambucano é autor do requerimento de instalação da CPI e critica o valor cobrado nas tarifas de energia elétrica.
"Nos últimos dez anos, as tarifas de energia elétrica quadruplicaram. O megawatt-hora, unidade de venda de energia, custava R$ 60,00, em média em 1995. Em 2006, era vendido por R$ 230,00 e a previsão para os próximos dez anos é desanimadora. Até 2017, os custos de geração de energia elétrica devem dobrar", justifica o deputado em seu requerimento.
De acordo com o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), a tarifa de energia elétrica do Brasil é a terceira mais cara do mundo para as residências, e a oitava para as indústrias.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira