Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Relator declara inconstitucional a PEC do terceiro mandato

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Relator declara inconstitucional a PEC do terceiro mandato

Congresso em Foco

18/6/2009 11:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O deputado José Genoino (PT-SP), relator da PEC do terceiro mandato na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerou a proposta inconstitucional e pediu o arquivamento da proposição. A pedido do Planalto, Genoino deu parecer contrário à PEC 373/09, que garante ao presidente Lula, aos governadores e aos prefeitos reeleitos o direito de disputar um novo mandato consecutivo.

O deputado petista entregou na manhã desta quarta-feira (18) seu parecer à CCJ da Câmara, que deve apreciar o voto na próxima semana. No documento, Genoino afirma que a PEC do terceiro mandato é “irremediavelmente fulminada de inconstitucionalidade, atingindo valores e elementos essenciais do Estado democrático-republicano”.

Genoino destaca ainda que “a medida proposta agride o senso comum de justiça e razoabilidade” e afirma que com a PEC alguns políticos procuram “contemplar interesses pertinentes à política ordinária, cotidiana, o que se mostra em completo descompasso com o papel institucional reservado ao poder reformador pelo Constituinte originário”.

No parecer, o relator sustenta também que a consulta popular, proposta na PEC, é ilegítimo. Genoino alega que "o referendo acaba sendo contaminado por fatores circunstanciais" e abre caminho para que políticos se perpetuem no poder. "Temos que garantir a rotatividade no poder. O voto é periódico".

A PEC do terceiro mandato foi apresentada pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), na dia 4 de junho. A proposta foi protocolada com 176 assinaturas consideradas válidas.

Se aprovada no Congresso até setembro, a PEC do terceiro mandato permitiria que Lula disputasse nova reeleição no próximo ano. Ao pressionar pela inconstitucionalidade da proposta, o governo quer atenuar o desgaste causado pela discussão, já que a proposta é vista por muitos, especialmente pela oposição, como uma afronta ao Estado democrático de direito.

Sem interesse em novos desgastes, o PT fechou acordo com o PMDB para tentar garantir que a proposta não passe pela CCJ. Os peemedebistas reivindicam a condição de vice na chapa que deve ser encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Leia aqui a íntegra do parecer da PEC do terceiro mandato

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Gasto da Presidência com diárias cresce 55%

Manchetes dos jornais: atos secretos no Senado chegam ao total de 650

CPI da Petrobras será instalada depois do São João

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES