Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/6/2009 19:52
Rodolfo Torres
O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) reapresentou às 19h desta quinta-feira (4) a Proposta de Emenda à Constituição 367/09, a chamada PEC do Terceiro Mandato. A matéria foi devolvida ao peemedebista na sexta-feira passada (29/05), após a retirada de 17 assinaturas e parlamentares. (leia mais)
Segundo a Secretaria Geral da Mesa, a PEC agora reúne 182 adesões. A PEC não tem assinaturas do PSDB ou PPS, dois dos principais partidos da bancada oposicionista. Mas, em relação à última contagem, apresenta mais um candidato do DEM, o deputado Rogério Lisboa (RJ). Os parlamentares do DEM que não retiraram as assinaturas da PEC são Betinho Rosado (RN) e Jerônimo Reis (SE).
Caso seja aprovada em dois turnos pela Câmara e pelo Senado até setembro deste ano, a proposta permite que o presidente Lula, os governadores e os prefeitos reeleitos disputem uma nova reeleição no próximo ano.
Para que uma proposta de emenda constitucional comece a tramitar na Casa, são necessárias, no mínimo, 171 assinaturas de deputados. Neste momento, a Secretaria Geral da Câmara está conferindo as assinaturas para que a matéria comece, de fato, sua tramitação. Assim como na semana passada, o órgão ficará até meia-noite a espera de eventuais desistências.
Na semana passada, 183 deputados chegaram a assinar a proposta.
(Confira quem assinou a PEC)
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso