Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/5/2009 20:29
Mário Coelho
A gripe A (gripe suína) entrou definitivamente no Brasil. No início da noite desta quinta-feira (7), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou os primeiros quatro casos de brasileiros infectados pela doença. São dois pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. Até agora, 93 casos foram descartados em testes laboratoriais, 15 estão em observação e, segundo Temporão, há medicamento para 9 milhões de pessoas.
O ministro afirmou, em entrevista coletiva, que as quatro pessoas contraíram a doença no exterior. Eles passam bem e não existe risco de contágio dessas pessoas para a população. De acordo com a Agência Brasil, Temporão informou ainda que são todos adultos jovens. "Não há nenhuma criança ou idoso portando o vírus no Brasil", disse.
O Ministério da Saúde classificou as ocorrências em caso 1, caso 2, caso 3 e caso 4. O primeiro é de um dos pacientes de São Paulo. Ele esteve no México entre 17 e 22 de abril. Os sintomas apareceram dois dias depois da viagem e esteve internado de 29 de abril a 4 de maio. O caso 2 é do paciente de Minas Gerais. Ele esteve no México de 22 a 27 de abril e manifestou os sintomas da doença ainda durante a viagem, no dia 26. Ele foi internado assim que chegou e teve alta no dia 29 de abril, ficando em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio.
De acordo com a Agência Brasil, o caso 3 é do outro paciente de São Paulo, que veio da Flórida, Estados Unidos, no dia 28 de abril. Ele não foi internado porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considerava a Flórida como área de risco. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar. O caso 4 é do paciente do Rio de Janeiro, que chegou do México no dia 3 de maio, começou a apresentar os sintomas antes de chegar ao Brasil e está internado desde o dia 5 de maio.
Verba
Na segunda-feira (4), o Grupo Executivo Interministerial (GEI) aprovou o envio à Casa Civil de uma minuta de Medida Provisória para a liberação de crédito suplementar de R$ 141 milhões para intensificar as ações na prevenção do Influenza A (H1N1). De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta do Planejamento deve preparar uma Medida Provisória que pode ser editada pelo governo ainda nesta semana. A verba suplementar será usada para ampliar a atenção à saúde, instalar "salas de situação" nos portos brasileiros e reforçar a informação publicitária no país.
Temas
TRANSPORTE GRATUITO
Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento
TRANSPORTE GRATUITO
Apagão de dados dificulta cálculo do custo da Tarifa Zero no Brasil