Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo prorroga a redução do IPI sobre os automóveis

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo prorroga a redução do IPI sobre os automóveis

Congresso em Foco

30/3/2009 15:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36555" align="alignleft" width="300" caption="Mantega anuncia manutenção de IPI menor para carro e aumento da tributação sobre cigarro"]Mantega anuncia manutenção de IPI menor para carro e aumento da tributação sobre cigarro[/caption]

Renata Camargo

O governo prorrogou hoje (30) por mais 90 dias a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis. Uma das medidas anticrise do governo Lula, a redução do IPI venceria amanhã (31), mas foi prorrogada até junho, sob a condição de a indústria automobilística não demitir nos próximos três meses.

"Nós verificamos que a medida foi bem sucedida e permitiu uma recuperação rápida da cadeia produtiva do setor automobilístico, que representa 23% do PIB da indústria", disse Mantega ao anunciar a prorrogação na sede regional do Banco do Brasil em São Paulo. "A novidade é o acordo de não demissão. Após esse período, acreditamos que os níveis de emprego voltarão aos patamares normais, já que esperamos uma recuperação da economia", complementou.

Entre as propostas para estimular a economia, Mantega anunciou ainda que o governo adotará medidas para estimular a venda de motocicletas, com a redução de 3% para zero da alíquota da Confins sobre motos de até 150 cilindradas. Segundo o ministro, esse é também um setor sensível que, nos últimos meses, registrou queda de 58%.

Construção civil

Os impostos sobre a compra de material de construção também foram reduzidos. De acordo com o Ministério da Fazenda, a alíquota geral do Regime Especial de Tributação (RET) para o setor será rebaixada para 6% para equiparar o RET com o lucro presumido. E será reduzido o IPI de 30 itens de material de construção.

Guido Mantega disse ainda que, para compensar a queda na arrecadação com as novas medidas, o governo aumentou a alíquota do IPI e do PIS/Confins para cigarros. "Essa medida implicará em um aumento médio de 30% nos preços dos cigarros. Estamos caminhando no sentido de desestimular o consumo, que prejudica a saúde, e com esses recursos vamos pagar a desoneração de outras medidas", explicou Mantega.

Leia também:

Frente municipalista apoia aumento de IPI para cigarros e redução para carros

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Novo programa resolve 14% do déficit habitacional, diz Lula

Uma família no Senado

Manchetes dos jornais: Câmara paga doméstica de deputado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

3

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

4

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

5

RELAÇÕES EXTERIORES

Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES